Nikolai Andreievitch Rimski-Korsakov Compositor russo
18 de março de 1844, Tkhvin, Novgorod (Rússia)
21 de junho de 1908, São Petersburgo (Rússia)
Embora desde criança revelasse talento musical, Nikolai Andreievitch Rimski-Korsakov foi encaminhado para a carreira naval. Graduou-se pela Academia Naval de São Petersburgo, em 1862. Após alguns anos na Marinha, fixou-se em São Petersburgo, lecionando no conservatório musical. Também foi, entre 1873 e 1884, inspetor de bandas navais.
A música de Rimski-Korsakov, de grande poder descritivo, possui rica orquestração, podendo alcançar encanto pastoril, como em "Branca de Neve", de 1881, ou acentos nacionais. A influência decisiva na vida de Rimski-Korsakov é Balakirev, de cujo círculo fez parte.
Sua inédita riqueza de colorido orquestral, sua temática exótica e sua preferência algo unilateral pelos ritmos de balé fizeram de Rimski-Korsakov um dos compositores russos mais ouvidos nos países ocidentais. Obras como o poema sinfônico "Scheherazade", de 1888, e a abertura "A Grande Páscoa Russa", do mesmo ano, tornaram-se popularíssimas.
Rimski-Korsakov também compôs as óperas "Sadko", de 1887, e "O Galo de Ouro", de 1909. Deixou também sinfonias, peças corais e para piano.