Topo

Pablo Casals Violoncelista e regente catalão

29 de dezembro de 1876, El Vendrell, Tarragona (Catalunha, Espanha)</p><p>22 de outubro de 1973, San Juan de Porto Rico (Porto Rico)</p>

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

09/11/2009 21h30

Pablo (forma espanhola do seu nome, que na verdade é Pau, de origem catalã) Casals começou a aprender música com o pai, que era organista. Depois, frequentou a a Escola Municipal de Música de Barcelona e o Conservatório Real de Madrid, quando demonstra talento especial para o violoncelo.

Cria, em 1920, na cidade de Barcelona, a Orquestra Pau Casals, cujos concertos dirigia e que era composta, em sua maioria, por trabalhadores. Poucos anos depois fundaria a Associação Operária de Concertos, destinada à educação musical dos operários.

Quando, depois da Guerra Civil Espanhola, os franquistas tomam o poder na Espanha, Casals foge para os Pireneus franceses, onde organiza um festival anual de música de câmara em homenagem a Bach. A partir de 1956, estabelece-se em Porto Rico, terra natal de sua mãe e onde residiam outros espanhóis exilados.

Depois de estrear como solista em Paris, no ano de 1899, Casals gradativamente alcança a fama, principalmente graças à sua técnica revolucionária de utilizar o arco e o dedilhado no violoncelo. Na verdade, para alguns musicólogos, foi Casals quem retirou o violoncelo da obscuridade da orquestra, transformando-o em instrumento solista tão famoso como o violino.

Música e fraternidade

Dentre outros méritos, Pablo Casals deu nova vida às suítes de Bach para violoncelo, até então meio esquecidas, e que depois se tornaram peças indispensáveis no repertório de todos os grandes solistas de violoncelo.

Como compositor, Pablo Casals escreveu oratórios e várias outras peças.

Em 24 de outubro de 1958, ao receber a medalha da Paz na sede da ONU, em Nova York, Casals disse: "Faço um apelo a todos os músicos, especialmente aos meus companheiros, para pedir-lhes que ponham a pureza de sua arte a serviço da humanidade para criar relações fraternas e iluminadas entre os homens do mundo inteiro".

Falecido em San Juan de Porto Rico, aos 96 anos de idade, Pau Casals foi enterrado no cemitério daquela cidade. Em 9 de novembro de 1979, restabelecida a democracia na Espanha, seus restos mortais foram transladados para o cemitério de El Vendrell, sua cidade natal.

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional