Topo

Rosalía de Castro Escritora galega

24 de fevereiro de 1837, Santiago de Compostela (Espanha)

15 de julho de 1885, La Matanza (Espanha)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

16/11/2009 18h39

Depois de viver algum tempo em Madrid, onde publica seu primeiro livro, "La Flor", Rosalía de Castro mudou-se definitivamente para a Galiza, empreendendo uma carreira que a transformaria na maior poeta dessa região.

"Os Cantares gallegos" de Rosalía de Castro, inspirados em antigas canções regionais, apresentam, sob o ritmo de dança, todas as angústias da alma popular. Empregando metros e ritmos pouco convencionais, a poeta exprime crenças arcaicas da raça céltica, seu sofrimento e o medo do invisível.

Poesia do desespero

Esses mesmos sentimentos surgem no livro "Em las orillas del Sar", escrito em castelhano. Para Otto Maria Carpeaux, Rosalía é uma "autêntica contemporânea da poesia do desespero, acrescentando ao desespero a compaixão pela miséria de seu povo. Compaixão que a leva a examinar os motivos sociais da 'inaplicable angustia' que domina o país dos emigrantes e dos órfãos.

Alguns críticos consideram que a poesia de Rosalía de Castro é a melhor produzida no século 19 na Espanha. Seus versos brancos e ritmos irregulares representaram uma revolução do estilo poético espanhol, antecipando o Modernismo.

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional