Rosalía de Castro Escritora galega
24 de fevereiro de 1837, Santiago de Compostela (Espanha)
15 de julho de 1885, La Matanza (Espanha)
Depois de viver algum tempo em Madrid, onde publica seu primeiro livro, "La Flor", Rosalía de Castro mudou-se definitivamente para a Galiza, empreendendo uma carreira que a transformaria na maior poeta dessa região.
"Os Cantares gallegos" de Rosalía de Castro, inspirados em antigas canções regionais, apresentam, sob o ritmo de dança, todas as angústias da alma popular. Empregando metros e ritmos pouco convencionais, a poeta exprime crenças arcaicas da raça céltica, seu sofrimento e o medo do invisível.
Poesia do desespero
Esses mesmos sentimentos surgem no livro "Em las orillas del Sar", escrito em castelhano. Para Otto Maria Carpeaux, Rosalía é uma "autêntica contemporânea da poesia do desespero, acrescentando ao desespero a compaixão pela miséria de seu povo. Compaixão que a leva a examinar os motivos sociais da 'inaplicable angustia' que domina o país dos emigrantes e dos órfãos.
Alguns críticos consideram que a poesia de Rosalía de Castro é a melhor produzida no século 19 na Espanha. Seus versos brancos e ritmos irregulares representaram uma revolução do estilo poético espanhol, antecipando o Modernismo.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional