PUBLICIDADE
Topo

Vladimir Putin Político russo

7/10/1952, Leningrado, atual São Petersburgo, Rússia

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

13/08/2008 09h47

Vladimir Vladimirovich Putin estudou direito na Universidade de São Petersburgo, graduando-se 1975. Ingressou na KGB (serviço secreto russo durante a Guerra Fria), onde serviu durante 15 anos. Atuou seis anos em Dresden, na Alemanha Oriental, até a queda do muro de Berlim, em 1989, quando abandonou a organização, no posto de coronel.

Começou a carreira política como vice-prefeito de São Petersburgo em 1994. Dois anos depois, mudou-se para Moscou. Em julho de 1998, foi nomeado diretor do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa, órgão sucessor da KGB pelo presidente Boris Ieltsin.

O ex-agente subiu rapidamente na hierarquia, tornando-se secretário do Conselho de Segurança e, depois, primeiro-ministro de Ieltsin. Este, porém, anunciou inesperadamente sua renúncia em 31 de dezembro de 1999, deixando Putin como presidente interino do país.

Prometendo reconstruir a Rússia, Putin ganhou as eleições de março de 2000 com cerca de 53% dos votos, reelegendo-se presidente em março de 2004, quando a economia russa crescia a passos largos após a prolongada recessão dos anos 90.

Putin trabalhou para diminuir a autonomia das Províncias russas que lutam por separatismo e esteve em uma situação difícil durante a guerra na Tchetchênia, particularmente durante a luta de rebeldes separatistas contra tropas russas nas montanhas. Em 2002, o presidente declarou que a campanha contra os terroristas havia acabado, mas os conflitos continuaram.

No final de 2007, não podendo reeleger-se novamente, Putin indicou como sucessor seu vice-primeiro-ministro Dmitri Medvedev. Tornou-se, porém, o primeiro-ministro da Rússia e é ele quem continua detendo o poder de fato no país.