Topo

Coluna

Priscila Cruz


"Você é (só) professor?"

Imagem: Getty Images
Priscila Cruz

01/08/2018 04h00

Quem nunca assistiu a um dos sucessos cinematográficos em que um/a professor/a tem praticamente poderes mágicos? Em curtíssimo tempo, eles conseguem resolver tudo: compreendem os estudantes, dão um “chega para lá” nas condições materiais precárias e, em um passe de mágica, transformam a escola do dia para a noite, como se diz por aí.

Aparentemente elogiosa, essa imagem não é apenas incompatível com o mundo real, como também contribui para que tenhamos uma visão embaçada sobre o que é ser professor. Muita gente acha que é “parte do pacote da docência” ser um herói, resolver situações desafiadoras apenas com a força de vontade e fazer inúmeras tarefas caberem na agenda. Mas, como as leis da física já adiantaram, ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Veja também

Nesse sentido, precisamos urgentemente refletir sobre o tempo do professor, o profissional mais importante de toda a Nação. Ele precisa de tempo exclusivamente para o ensino ou a formação – isto é, períodos dedicados à discussão entre pares e sobre os dados produzidos na escola (avaliações formativas, planejamento dos professores, avaliações diagnósticas e demais informações das turmas), de modo a ter suporte para resolução dos problemas reais que o docente encontra no seu dia a dia (não dá pra esperar que ele faça tudo sozinho!).

Os desafios para formar integralmente um aluno (lembre-se que não é apenas para uma profissão, mas para a vida!) são muitos e requerem esse suporte. Por ora, estamos na mão contrária. Pelo menos é o que os próprios professores dizem na Pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Todos Pela Educação em parceria com o Itaú Social.

Lançado nesta semana, o levantamento amostral traça um raio-x das dores e alegrias de ser professor no Brasil e, apesar de haver muitos aspectos positivos, grande parte do cenário é de desvalorização da profissão. A começar pelo fato de que muitos docentes sequer conseguem ser “só” professores: 29% deles declararam realizar atividades paralelas a sua função para complementar a renda. Embora a dupla jornada seja possível, as chances de que os dois trabalhos fiquem com uma qualidade aquém do esperado é grande!

A natureza das ocupações extras são as mais diversas, desde aulas de reforço até revenda de cosméticos, mas isso é o que menos importa. Independentemente do tipo de atividade, em maior ou menor grau, todas elas exigem tempo – um tempo que será retirado de outras tarefas.

Tão preocupante quanto as atividades paralelas, o uso que os professores fazem da carga horária de trabalho nas escolas também merece atenção. Por um motivo ou outro, esse tempo valioso nem sempre é distribuído conforme prevê a legislação.

De acordo com a pesquisa, apenas 27% dos docentes da rede pública dizem dedicar até dois terços a atividades de sala de aula e o restante (um terço) a atividades de planejamento de aula, conforme determina a Lei do Piso do Magistério. 42% deles indicam ainda que sequer contam com o tempo remunerado adequado para atividade extraclasse, outro aspecto previsto em lei.

Diante disso, dois movimentos são essenciais: identificar e entender os locais onde a remuneração para o trabalho extraclasse não tem ocorrido e reformular/reorganizar o uso do tempo dos professores, de modo que eles de fato usem o devido um terço para estudar/planejar. Essas são condições inegociáveis para avançarmos na qualidade da Educação, pois, se é inquestionável a importância do tempo de exposição do aluno ao aprendizado, o do professor não fica por menos.

A despeito da legislação, o uso do tempo docente ainda tem sido mal empregado – seja por planejamento individual ou coletivo ineficiente, seja por questões estruturais. Com isso, estamos perdendo duplamente: qualidade profissional e de aprendizagem.

Ser professor é, sim, ter muito amor por transformar a sociedade (como os próprios docentes apontam na pesquisa), mas é, sobretudo, uma profissão! Precisamos efetivar a legislação que rege as atividades extraclasse, driblar as tarefas burocráticas com o uso da tecnologia e garantir que o tempo de estudo e planejamento dos professores não apenas exista, como esteja alinhado às necessidades da sala de aula.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Você é (só) professor?" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Priscila Cruz