Artes

Hefestos: O deus do fogo, dos metais e da metalurgia

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Como Atena, que foi gerada sozinha por Zeus, Hefestos foi gerado sozinha por Hera, que sentia-se despeitada pela proeza de Zeus. Depois de dar a luz a ele, a deusa o entregou a um habitante da ilha de Naxo, para que ele ensinasse o menino a trabalhar com os metais, de modo que Hefestos se tornou o deus dos metais, do fogo e da metalurgia.

Hefesto era coxo e há duas versões do mito a explicar essa sua deficiência. Segunda uma delas, durante um desentendimento entre Zeus e Hera por causa de Héracles, Hefestos apoiou Hera. Zeus, irritado, agarrou-o pelo pé e o lançou do alto do Olimpo, numa queda que se estendeu por um dia inteiro.

A noite, Hefestos caiu quase morto na ilha de Lemno. Um dos moradores da ilha cuidou dele, mas não conseguiu lhe recuperar a perna ferida. De acordo com outra versão, Hefestos já nasceu coxa e Hera, envergonhada, lançou-o do alto do Olimpo para os outros deuses não vê-lo.

Para vingar-se de sua mãe, Hefestos inventou e confeccionou um trono cheio de grilhões que prenderiam para sempre quem nele se sentasse. Hera adorou o presente e sentou-se imediatamente nele, ficando presa. Os demais deuses despacharam Diôniso à procura de Hefesto para soltá-la e foi necessário que ele o embriagasse para convencê-lo a ir ao Olimpo.

Os vulcões eram as oficinas onde Hefestos trabalhava, auxiliado pelos Cíclopes. As armas e o célebre escudo de Atena foram fabricados por Hefestos, a pedido de Têmis. O deus também era um joalheiro e confecionou o colar de Harmonia.

Por determinação de Zeus, Hefestos se casou com a bela Afrodite, mas a deusa do amor não demorou a traí-lo, tornando-se amante de Ares. Numa noite em que os dois se excederam no entusiasmo e permaneceram juntos até que Hélios (o Sol) brilhasse nos céus, este os avistou e denunciou para Hefestos.

Hefestos, então, preparou uma rede invisível e a colocou no leito da esposa. Quando os amantes se deitaram a rede os prendeu e Hefestos chamou todos os deuses para testemunhar o adultério. Afrodite fugiu, envergonhada, sob a gargalhada de todos os outros que presenciaram a cena.

O deus-ferreiro teve muitos filhos, entre os quais Árdalo, um escultor lendário, e Paláimon, um dos argonautas. Sem falar em Erictônio, que nasceu do esperma derramado nas coxas de Atena.

As lendas ainda dão conta de que Hefestos colaborou no nascimento de Atena, participou da criação de Pandora, modelando em barro seu corpo, e prendeu Prometeu às rochas do Caucaso, com os cravos que fabricou.

O deus Vulcano dos romanos foi assimilado a Hefestos.

Fontes:

  • Dicionário de Mitologia Grega e Romana, Mário da Gama Kury, Jorge Zahar Editor.
  • Dicionário Mítico-Etimológico, Junito Brandão, Editora Vozes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos