Topo

Dunkleosteus terrelli - Peixe mordia dez mil vezes mais forte que tubarão

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Quer uma receita de supermandíbula? Você vai precisar de um peixe de 4.000 kg, 10 m de comprimento e uma mordida tão forte quanto a de um tiranossauro, capaz de exercer uma pressão equivalente ao peso de mais de 5.500 mil kg. Isso é cerca de dez mil vezes o que um grande tubarão branco consegue fazer: sua mordida tem a pressão máxima de 560 kg.

Só tem um problema. O peixinho em questão é o Dunkleosteus terrelli, extinto e impossível de encontrar em qualquer peixaria ou oceano nos últimos 400 milhões de anos.

Dunkleosteus terrelli

Cientistas do Museu Field, nos Estados Unidos, sabiam que o Dunkleosteus terrelli havia sido um predador dominante. Mas só depois de um estudo recente conseguiram saber que uma única abocanhada do peixe partiria ao meio o maior tubarão dos dias atuais. O estudo foi publicado no periódico "Biology Letters", da Royal Society, a academia real de ciências do Reino Unido.

Como um peixe tão pesado era capaz de abrir e fechar a boca com tanta rapidez - e com tamanho impacto? Para saber a resposta, os cientistas construíram um Dunkleosteus biomecânico, a partir de um crânio fossilizado.

Forte como uma locomotiva

"A parte mais interessante desse trabalho de pesquisa foi a descoberta de que esse peixe de couraça pesada pudesse ter sido tão veloz durante a abertura da mandíbula e tão poderoso na hora de fechá-la", disse Mark Westneat, um dos autores do estudo.

A conclusão? O desenho único do crânio e de diferentes músculos usados pelo Dunkleosteus terrelli para abrir e fechar a boca fizeram desse peixe um dos primeiros grandes predadores entre os vertebrados - ao menos dos que se têm registros fósseis.

O Dunkleosteus terrelli era forte como uma locomotiva - e rápido como um raio: abria a boca em menos de 1/5 de segundo. Dentro d'água isso produzia uma forte sucção e puxava as presas, não importa o tamanho delas.

Feio como uma barracuda

Peixes costumam ter dentadas fortes ou rápidas, mas não as duas coisas juntas. A barracuda (que até parece um pouco com seu parente pré-histórico) é feroz e tem uma mordida forte capaz de arrancar braços e pernas. Muita gente tem mais medo dela que do tubarão, pois este é mais acanhado, acredite.

"O Dunkleosteus era capaz de devorar qualquer coisa em seu ambiente", disse Philip Anderson, da Universidade de Chicago. E de novo vem a comparação com o atual (e agora fracote) predador dos mares, o tubarão. Este só desenvolveu mandíbulas capazes de devorar presas maiores do que seu tamanho 100 milhões de anos depois de o Dunkleosteus ter existido.