Topo

Pesquisa escolar

Ciências


Alimentação (2) - Minerais, vitaminas e água

Maria Sílvia Abrão, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Para crescer e manter o corpo sadio, é necessário incluir minerais em nossa alimentação. Vamos considerar, por exemplo, um copo de leite. O leite nos oferece açúcar (lactose), proteína, cálcio e fósforo. Cálcio e fósforo são minerais que fazem parte da composição dos nossos dentes e ossos. Outros alimentos também são fonte, em menores proporções, de cálcio e de fósforo - batata doce, alface, laranja e todos os derivados de leite (queijo, manteiga, iogurte).

Há mais doze minerais que também são necessários para garantir o bom funcionamento de nossos corpos e conseguimos obtê-los pela alimentação sem nos preocuparmos com isso. Cloro, sódio e potássio são necessários para realização de muitos processos em nossos corpos, como a transmissão de impulsos nervosos. São encontrados no sal de cozinha, nas bananas e nas frutas cítricas.

O ferro, que é indispensável para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, é encontrado nas carnes vermelhas (especialmente em cortes de fígado dos animais), no feijão e no espinafre. O iodo pode ser encontrado em peixes e nos frutos do mar. Esse mineral é importante para a tireoide ter um bom funcionamento. Para prevenir doenças causadas pela falta de iodo, o sal de cozinha que compramos nos mercados vem acrescido desse mineral.

 

E as vitaminas?

As vitaminas não tomam parte na composição dos tecidos de nossos corpos e também não produzem energia. Apesar de não possuírem valor nutritivo, porém, são indispensáveis aos nossos corpos, pois auxiliam no crescimento, atuam na fortificação dos ossos, na coagulação do sangue e nos protegem contra doenças. As vitaminas de que necessitamos perfazem um total de treze tipos, e, na sua grande maioria, são obtidas apenas pela alimentação.

  • Vitamina A: evita o ressecamento de alguns tecidos. É encontrada em alimentos como cenoura, espinafre, mamão.
     
  • Complexo B (B1, B2, B6, B12 etc.): importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, da digestão, proteção da pele, produção dos glóbulos vermelhos, respiração celular e regulagem do apetite. Encontrado na película que envolve os cereais como germe do trigo, soja, centeio, levedos, em miúdos como fígado, rim, coração, na gema dos ovos, no leite e nos peixes. Está presente também na maçã.
     
  • Vitamina C: garante o bom funcionamento das células e a cicatrização dos tecidos, prevenindo infecções. Encontrada em frutas (principalmente as cítricas) e verduras frescas.
     
  • Vitamina D: é indispensável para a fixação do cálcio nos ossos e nos dentes, sendo fundamental para que se tornem fortes e resistentes. Nossa pele é capaz de fabricá-la, sob a ação dos raios solares. É encontrada na gema do ovo, no óleo de fígado de bacalhau, no leite e na manteiga.
     
  • Vitamina E: impede a oxidação de substâncias importantes para as células e protege as membranas celulares. Encontrada em óleos vegetais (como de sementes de cereais e leguminosas), manteiga, queijo, gema do ovo, brócolis, couve espinafre e outros.
     
  • Vitamina K: importante na produção de sustâncias que tomam parte da coagulação do sangue, evitando hemorragias. É produzida por bactérias que vivem em nossos intestinos. É encontrada em vegetais de folhas verdes e no fígado.

 

A água é fundamental

A água constitui aproximadamente 75% dos corpos dos seres vivos. Sendo assim é indispensável à vida. A água é um excelente solvente, ajuda a dissolver os alimentos, capta substâncias que tomam parte nas reações químicas que ocorrem em nossos corpos, carrega as substâncias pelo seu corpo e toma parte no controle da temperatura.

É necessário ingerir pelo menos quatro copos de água (1 litro) por dia, pois perdemos aproximadamente 2,5 litros da água na urina, fezes e suor. Podemos obter água quando tomamos leite, sucos e pelo consumo de frutas, vegetais e carnes.

A conclusão a que se chega quando pensamos em tudo isso é bem simples: uma boa alimentação, farta, variada, constituída principalmente por alimentos naturais, é essencial para a manutenção da saúde e da vida.

Maria Sílvia Abrão, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

Mais Ciências