Pontuação - Uso dos pontos de interrogação e exclamação
Claudine U.Whitton, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Uma das coisas que mais chamam a atenção dos estudantes de espanhol é deparar-se com os pontos de interrogação e o de exclamação de cabeça para baixo. Muitos se divertem ao desenhá-los assim, outros reclamam por não saber "fazer direito" e outros, movidos pela curiosidade, acabam perguntando ao professor a causa dessa peculiaridade espanhola.
Segundo a RAE (Real Academia Española), "el signo de principio de interrogación o admiración refleja el movimiento de la entonación en las frases de este tipo, da claridad a la escritura y no debe suprimirse por imitar, con mal acuerdo, la ortografia de lenguas extranjeras, que solo usa el signo final".
Definições à parte, o importante é que você, em primeiro lugar, perceba que esses signos linguísticos dão o tom à sua leitura e à sua expressão, seja ela oral ou escrita e, portanto:
1) ao fazer leituras e reconhecer os pontos de interrogação ao início da sentença, já saber que se trata de um questionamento; portanto, lembre-se de fazer a entonação correta e não deixe lá... para as últimas palavras, como em português...
2) ao escrever, lembre-se de que não basta simplesmente desenhar o ponto de interrogação ao contrário, mas também de acentuar palavras como qué, cómo, cuánto, quién... que costumam vir acompanhadas do ponto.
Certamente, quanto mais consciente dessa entonação você estiver, melhor será seu desempenho comunicativo.
Conheça as regras de pontuação e ortografia mais comuns sobre esse assunto (Fonte: Real Academia Española):
Veja ainda quando deverá acentuar as palavras abaixo:
Qué | Para preguntar por la razón, la causa. |
Quién (quiénes) | Para preguntar sobre la persona o personas. |
Cómo | Para preguntar sobre el modo o la manera. |
Dónde | Para preguntar por el lugar. |
Por qué | Para preguntar por la razón, la causa. |
Para qué | Para preguntar por la finalidad, la meta. |
Cuánto (cuánta, cuántos, cuántas) | Para preguntar sobre la cantidad. Conciertan en género y número con el sustantivo al que acompañan. |
Cuándo | Para preguntar sobre el tiempo. |
Cuál (cuáles) | Para concretar en un grupo de varios. |