Spanglish (2): Cidades americanas têm nomes hispânicos
Você já parou para pensar nos nomes de algumas cidades americanas como San Francisco, Los Angeles, Las Vegas e outros tantos santos, tais como: Santa Bárbara, Santa Mônica, San Diego...
Para compreender a razão de tantos nomes hispânicos, é necessário fazer uma viagem no tempo e conhecer a relação existente entre os Estados Unidos, o México e a Espanha.
O processo de exploração e colonização espanhol na América também incluiu parte do território hoje pertencente aos Estados Unidos. Na época em que eram dominadas e administradas pelos espanhóis, essas terras tinham o status de um vice-reino, denominado Nueva España e compreendiam os atuais estados do Arizona, Califórnia, Colorado, Novo México e Utah, nos Estados Unidos, além da Costa Rica, na América Central.
Primeiro round: México versus Espanha
Todas essas terras passaram ao domínio mexicano após a independência do México, proclamada em 1810, mas conquistada duramente em uma década de guerras, que culminou com a derrota do exército espanhol, em 1821.
Segundo round: México versus Estados Unidos
Além disso, cidadãos norte-americanos fundaram a República do Texas em 1836. Nove anos depois, resolveram se integrar aos Estados Unidos. Além disso, o México também perdeu grande parte de seu território para os norte-americanos, num conflito direto entre os dois países: a guerra méxico-americana (1846-48).
Os mexicanos se foram, mas o idioma espanhol permaneceu nos locais. Conheça, então, outros fatos curiosos sobre algumas dessas cidades norte-americanas de nome hispânico: