Campo magnético - mapeamento - Pólos magnéticos de um ímã e da Terra
- Criando um ímã
- Campo magnético - domínios e desmagnetização
- Campo magnético - representação geométrica
Um campo magnético pode ser mapeado em cada ponto em torno de um ímã (seja ele um ímã natural ou um fio condutor percorrido por corrente elétrica). Esse mapeamento é realizado com a utilização de limalha de ferro ou de uma bússola.
Na verdade, a bússola é um ímã muito leve, que tem direção e sentido alinhados paralelamente ao campo magnético da Terra. É, portanto, muito sensível à presença de campos magnéticos.
Ao ser aproximada de um ímã, a agulha da bússola, devido à influência do campo magnético, sofre um desvio. Assim, a agulha pode ser utilizada para indicar a direção do campo em torno do ímã.A limalha de ferro, quando espalhada ao redor de um ímã, também ajuda a mapeá-lo, pois assume a orientação do campo magnético, formando o seu desenho:
É impossível separarmos os pólos norte e sul de um ímã, pois seu campo magnético existe devido à presença de correntes elétricas internas. Assim, se partirmos um ímã ao meio, cada um dos novos pedaços será formado também por pedaços semelhantes ao do ímã original - e também terão seus "pequenos ímãs" internos, com pólos norte e sul. Esse processo, aliás, pode ocorrer indefinidamente. E se conseguíssemos unir novamente os pedaços, teríamos um ímã maior, ainda com os mesmos pólos:
O campo magnético da Terra
Embora ainda existam fatos que precisam ser esclarecidos, a teoria mais aceita atualmente diz que o campo magnético terrestre tem origem interna.
O material derretido que contém ferro em altíssimas temperaturas e que se encontra no núcleo do planeta sofre constantes deslocamentos - e estes são responsáveis pelo surgimento de correntes elétricas que podem ser as responsáveis pelo campo magnético global.
O eixo desse campo magnético apresenta uma inclinação de 11o em relação ao eixo de rotação terrestre.
O norte da agulha da bússola aponta, aproximadamente, para o norte geográfico da Terra - que, por sua vez, corresponde ao pólo sul magnético do planeta (os pólos diferentes se atraem). Ao mesmo tempo, a agulha tem seu pólo sul apontando, aproximadamente, para o sul geográfico da Terra - que corresponde ao pólo norte magnético do planeta:
O campo magnético da Terra (ilustração de Plummer & McGeary, 1997).
O campo magnético que envolve toda a Terra serve também como escudo e fornece proteção contra os ventos solares, provenientes de explosões que ocorrem no Sol. Essas explosões lançam toneladas de partículas que só não atingem nosso planeta - o que seria desastroso para a vida na Terra - porque estamos protegidos pelo campo magnético:
Partículas provenientes do Sol são desviadas da Terra graças ao campo magnético terrestre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.