IRA - Exército republicano irlandês atuou contra protestantes na Irlanda
O IRA (Exército Republicano Irlandês) foi particularmente ativo nos anos 60 na Irlanda. A região norte do país, que tinha como religião oficial o catolicismo, foi dominada há dois séculos pela Inglaterra, que tem maioria da população protestante.
O grupo formado por nacionalistas católicos luta pela independência do território do domínio inglês, em especial a região de Ulster, que agrupa seis condados ao norte da ilha da Irlanda. Cerca de 60% da população é formada por protestantes e reinvindica que a região continue ligada à Inglaterra. O IRA é apontado como responsável por cerca de 3.600 mortes por atentados no país desde o seu surgimento.
Em 1997, dissidentes do IRA que eram contrários ao cessar-fogo estabelecido na época criaram o novo IRA e assumiram a autoria da explosão de um carro-bomba em Omagh, em 1998, que matou 29 pessoas e feriu mais de 330. A organização anunciou no final de 2002 que seria desfeita e disse que entregaria todas as armas e explosivos numa ação simbólica. A Comissão Internacional para o Desarmamento elogiou a iniciativa do IRA. Oficialmente, boa parte das armas já foi entregue.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.