Plano cartesiano (1) - Geometria analítica e equação da curva
Maria Ângela de Camargo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
A geometria analítica em duas dimensões usa a álgebra para descrever figuras planas e suas propriedades. O principal recurso dessa geometria é o plano cartesiano, determinado por duas retas reais perpendiculares, horizontal e vertical.
No plano cartesiano, cada ponto está univocamente associado a um par ordenado, onde o primeiro e segundo elemento denotam respectivamente a abscissa (ou projeção do ponto no eixo horizontal) e a ordenada (ou projeção do ponto no eixo vertical).
Coordenadeas
Assim, os elementos do par ordenado constituem as coordenadas do ponto no plano cartesiano e o par de eixos tem o nome de eixos coordenados.
Pontos sobre o eixo horizontal apresentam ordenada nula. Reciprocamente, pontos sobre o eixo vertical apresentam abscissa nula.
Quadrantes
Pontos que não pertencem a nenhum dos eixos coordenados pertencem a um dos quadrantes do plano cartesiano:
Observe que pontos pertencentes ao mesmo quadrante devem obedecer aos mesmos quesitos:
P 1° quadrante xp > 0 e yp > 0
P 2° quadrante
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xp < 0 e yp > 0P 3° quadrante
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xp < 0 e yp < 0P 4° quadrante
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xp > 0 e yp < 0Veja que aqui fizemos a definição de lugares geométricos por meio de desigualdades. Cada reta define dois semiplanos e cada quadrante foi definido pela região comum a dois semiplanos.
Observe como se definem as regiões usando outras figuras além dos planos coordenados:
A reta r define dois semiplanos opostos, dos quais r é a fronteira. Na figura, a região hachurada corresponde aos pontos em que x - y + 1 0.
A circunferência (C) (x-1)2 + (y+1) 2 = 9 tem centro (1,-1) e raio 3; pontos do plano cartesiano cuja distância ao ponto (1;-1) é maior que 3 são externos a C.
Aqui, a região duplamente hachurada representa os pontos que satisfazem simultaneamente às restrições:
y 2x -1 (semiplano dos pontos acima da reta r)
e
x2 + (y+1) 2 4 (pontos internos ou pertencentes à circunferência.)
Agora, uma região triangular, para você caracterizar:
As retas r, s e t, concorrentes duas a duas, determinam uma região triangular:
a) Quais são os quesitos ( = desigualdades!) que definem essa região?
b) O ponto A (5,10) pertence ou não pertence a essa região?