Reflexão de gráfico - Função alterada por constante
Maria Ângela de Camargo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Dado o gráfico de uma função f(x), definida por sua respectiva expressão ou lei de formação, que alterações se operam no gráfico ao introduzirmos constantes aditivas e/ou multiplicativas à expressão de f(x)? Em outras palavras, conhecendo o gráfico de f(x), será possível prever como será o gráfico da expressão g(x) = a.f(k.x+ b) + c?
Sabemos que toda função do tipo f(x) = ax1 + b é uma função polinomial de primeiro grau, ou simplesmente função afim. Sabemos, também, que os gráficos de tais funções são retas.
Observemos os gráficos de algumas funções desse tipo:
Observe o padrão: a segunda reta pode ser obtida a partir de um rebatimento ou reflexão da primeira reta sobre o eixo Ox.
Reflexões
Dada a função f(x) e seu gráfico, o gráfico de g(x) = - f (x) é uma reflexão do gráfico de y = f (x) em torno do eixo Ox.
Do mesmo modo, o gráfico de y = f (-x) é uma reflexão do gráfico de y = f (x) em torno do eixo Oy.
Módulos
Dada uma função f(x), define-se módulo de f(x) e denota-se |f(x)| a função g(x) tal que
O gráfico de g(x) pode ser obtido do gráfico de f(x), fazendo-se uma reflexão em torno de OX apenas nos trechos em que f(x) < 0:
Observe as alterações nos gráficos das diversas funções a partir de f(x) = 2X -1. Note também o que ocorre aos domínios e imagens das funções!
f(x) = 2x - 1
a) g(x) = f (-x) = 2-x - 1
b) g(x) = - f(x) = - (2x - 1)
c) g(x) = - f (- x) = - (2-x - 1)
d) g(x) = |f(x)| = |2x - 1|