Barroco no Brasil - Características do movimento na literatura
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
(Atualizado em 25/06/2014, às 17h04)
Conheça os principais aspectos do movimento:
Marco inicial:
Publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601.
Marco final:
Publicação das "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa e fundação da Arcádia Ultramarina, movimento poético-literário que dá início ao Arcadismo, em 1768
Contexto histórico
O Barroco brasileiro ocorre tardiamente, entre os séculos 17 e 18. Segue os modelos ibéricos e há grande influência espanhola, pois o Barroco começou em Portugal durante a União Ibérica. Sofre também forte influência da Contra-Reforma, movimento com que a Igreja católica buscou restaurar o poder político e social que perdeu durante o Renascimento.
Contexto Cultural
O Barroco é fundamentalmente uma expressão do conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade "medieval", entre a razão e a fé, entre o material e o espiritual.
Características do estilo
1) A evasão ao conflito existencial enunciado no item anterior foi buscada através de uma valorização exagerada da forma, que resultou numa literatura marcada pelo rebuscamento da linguagem, sobrecarregando o texto com figuras de estilo, como a metáfora, a alegoria, a hipérbole e a antítese.
2) A arte é identificada com a engenhosidade do artista que pode se dar no nível da forma (cultismo) ou do conteúdo (conceptismo)
Principais autores
Na poesia, destaca-se Gregório de Matos (1623-1696); na prosa, Padre Antonio Vieira (1608-1697)