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Conjunção - E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque

Patrícia Cordeiro Sbrogio, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva. Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.

As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.

Observe:

  • O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.
    e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
  • Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
    Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes

    As conjunções coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem. Veja alguns exemplos:

    ClassificaçãoSentidoPrincipais conjunções
    Aditivasadição, somae, nem, mas também
    Adversativasoposição, contrastemas, porém, contudo, todavia, entretanto
    Alternativasalternância, exclusãoou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...
    Conclusivasconclusão explicaçãoquer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
    Explicativasjustificativapois (anteposto ao verbo), porque, que

    As conjunções subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas. As adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais. Veja o quadro abaixo:

    ClassificaçãoSentidoPrincipais conjunções
    Integrantessem valor semântico específico, apenas ligam oraçõesque, se
    Causaiscausa, motivoporque, como, já que, visto que
    Condicionaiscondiçãose, caso, desde que, contanto que
    Consecutivasconsequênciaque (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
    Comparativascomparaçãocomo, que (precedido de mais ou menos), assim como
    Conformativasconformidadecomo, conforme, segundo
    Concessivasconcessãoembora, se bem que, mesmo que, ainda que
    Temporaistempoquando, assim que, antes que, depois que
    Finaisfinalidadepara que, a fim de que, que
    Proporcionaisproporçãoà medida que, à proporção que

    Veja alguns exemplos de usos das conjunções:
  • "Este ano a olimpíada vai contar com a participação de 55.570 instituições públicas municipais, estaduais e federais. Por enquanto os alunos das escolas inscritas participam de oficinas de texto e desenvolvem prática nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto." (Folha Online)
  • "Educação melhora, mas nível continua baixo no Brasil, mostra IDEB." (Folha Online)

    As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos coerentes e coesos.

Patrícia Cordeiro Sbrogio, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é formada em letras pela Universidade de São Paulo e é professora de língua portuguesa na rede particular de ensino do Estado de São Paulo

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