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Seminários: Como elaborar e apresentar?

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

É muito comum professores pedirem aos alunos apresentações de pesquisas realizadas sobre determinados temas em forma de seminários, individuais ou em grupo. Infelizmente, sem oferecer a mínima orientação de como realizá-los. Poucos são os professores que se dão o trabalho de explicar os passos que devem ser seguidos no desenvolvimento dessas atividades.

Todo professor (independente da disciplina) que solicitar seminários a seus alunos, deve (deveria!) orientá-los quanto à elaboração e apresentação do tema pesquisado, explicando passo por passo a realização da tarefa.



O que é um seminário?

O seminário é um método de estudo. De acordo com alguns autores, o objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe.
Sendo assim, todos os participantes têm de ter contato com o texto básico e saber substituir o colega encarregado de determinado tópico. Todos devem saber a mensagem central do texto. (Se for literário ou não, leitura integral). Igualmente, todos devem estar preparados para julgamento e crítica do texto, além de estar preparados para fazer perguntas sobre o texto para os ouvintes (instigando o raciocínio dos participantes).



Roteiro de um seminário

1. Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido. No caso de textos literários, resumo da biografia do autor, do texto em questão e da ideia central do texto. Deve haver um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta.

2. Faça um roteiro do que será falado (incluindo os temas do texto). No caso de ser um texto literário: resumo sobre autor, estilo, obra e temática problematizada da obra em questão.

3. Faça um roteiro de leitura (escrito), com síntese dos momentos lógicos essenciais do texto.

4. Bibliografia: no caso da literatura, dicionários, obras clássicas de abordagem da história da literatura, etc.



Apresentação

Após uma pequena introdução feita pelo professor, segue-se a apresentação, com o professor passando a palavra ao seminarista ou ao grupo de seminaristas, que devem ter conhecimento das partes previamente divididas entre si.

Devem-se ter posturas críticas e conclusões pessoais. Quanto mais pessoal for, maior a contribuição dada à sala. Em literatura, a interpretação é fundamental: "o salto para além do texto" (o que o texto quer dizer...).



Recursos audiovisuais

A linguagem predominante em um seminário é a verbal. Isso não significa que não se possa fazer uso de outros recursos, como os audiovisuais, por exemplo. Retroprojetor, filmes, slides, cds e datashow podem (e devem!) ser usados numa apresentação, desde que não substituam a exposição oral. Lembre-se de que tais recursos são apenas apoios.



Postura do(s) apresentador(es)

O apresentador deve falar em pé, com o esquema nas mãos, olhando para o público como um todo, devendo permanecer sempre de frente para a plateia, mesmo quando usar a lousa, o retroprojetor ou o datashow.

A fala do apresentador deve ser modulada, ou seja, alta, clara, bem articulada e com entonação variada, para que a explicação não fique monótona.

Se consultar o roteiro, o apresentador deve fazê-lo sem baixar excessivamente a cabeça, para que a voz não se volte para o chão, prejudicando, assim, a audiência.

O apresentador deve se mostrar seguro do tema estudado. Além disso, estar atento ao tempo previsto para sua apresentação.



A oralidade

Embora a modalidade usada nos seminários seja, obviamente, a falada, recomenda-se que o apresentador evite certos usos da linguagem oral, tais como os marcadores conversacionais né?, tá?, ahn..., pois, devido ao fato de o seminário ser uma atividade mais formal, tem-se a predominância da variedade padrão da língua, havendo, assim, certa proximidade com a escrita.


Últimas considerações

- Prepare tudo como se fosse assistir ao seu próprio seminário.
- Prepare tudo como se os ouvintes fossem alunos que nada sabem sobre o conteúdo.
- Não leia fichas apenas, mas apresente após decorar, treinar, ensaiar.
- Ignore o professor e fale para a plateia.
- Jamais apresente o seminário se não estiver a par de todos os tópicos, incluindo o vocabulário (no caso da literatura, sobretudo o vocabulário do texto).
- Dificuldades enfrentadas pelo grupo podem fazer parte das conclusões.

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação.

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