Português

Versificação - definições: Poesia ou poema?

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Versificação ou metrificação é o estudo dos metros, pés, acento e ritmo do verso. A versificação ou metrificação estabelece normas para a contagem das sílabas de um verso.

Definição de poesia e poema

O poeta modernista brasileiro Manuel Bandeira confessou certa vez que, um dia, ao começar a escrever um livro didático sobre literatura, teve que dar uma definição da poesia e... embatucou, isto é, ficou sem ação, sem resposta. Pelo menos por um instante.

Dizia ainda o poeta: "eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária".

Como se vê, nem para um poeta genial como Bandeira foi tarefa fácil definir, com exatidão, o que vem a ser poesia. Todavia, procuraremos, de forma didática e sucinta, esclarecer o que é poesia, bem como alguns conceitos elementares ligados a ela.

  • Poesia: é, na realidade, a qualidade presente em certos artefatos culturais, capaz de despertar o sentimento do belo e provocar o encantamento estético. Dessa forma, a poesia pode estar em um conto, na cena de um filme, ou de uma telenovela; nas artes plásticas, como a pintura, a escultura; ou, como reconhecia Bandeira, nas ruas. Dizia o poeta: "Dois automóveis colidem, ou uma senhora desmaia, ou um homem é assassinado... Paira no ar um certo tumulto emocional, criando uma atmosfera de poesia. Pois bem, o poeta suscita a mesma coisa, só que mediante apenas uma colisão de palavras".

  • Poema: é o texto composto em versos (linhas breves) e estrofes, numa oposição ao texto composto em prosa (linhas longas), isto é, composto em orações, períodos e parágrafos. Sendo assim, é evidente que nem todo poema obrigatoriamente é ou contém poesia. Assim como a boa prosa de ficção só é boa porque está carregada de poesia.

    Outras definições

  • Verso: é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema.

  • Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.

  • Ritmo: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, o ritmo é formado pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.

  • Melodia: é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.

  • Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes.

O verso apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima.

Carlos Drummond de Andrade, poeta não menos genial do que Bandeira, falando de sua ligação na mocidade com o Movimento Modernista, fez importantes considerações sobre a liberdade na criação poética e sua relação com o ritmo e a melodia na poesia.

Dizia Drummond: "Liguei-me na mocidade ao movimento modernista brasileiro, que se afirmou em São Paulo, 1922, e que deu maior liberdade à criação poética". Mas ressaltava: "liberdade que não é absoluta, pois a poesia pode prescindir da métrica regular e do apoio da rima, porém não pode fugir ao ritmo, essencial à sua natureza".

Para o poeta itabirano, poderia haver muitas experiências de vanguarda, que procurava abolir tudo que caracterizava a arte da poesia, mas ninguém tinha conseguido, segundo ele, "acabar com a melodia e a emoção do verso autêntico"

Como escandir?

Escansão é a contagem das sílabas de um verso. A seguir, as regrinhas para se escandir versos:

1) Na contagem das sílabas métricas, contamos até a última sílaba tônica e desprezamos a sílaba ou sílabas átonas finais. Diante disso, ao encontrarmos um vocábulo paroxítono não contamos a última sílaba (en/ con/ tro). Nas proparoxítonas, desprezamos, para efeito de contagem, as duas últimas sílabas (cá/ lido).

2) Quando houver encontro de vogais (vogal no fim de uma palavra e outra vogal no início do vocábulo seguinte), formando um ditongo, conta-se apenas uma sílaba métrica:

3) Ditongos crescentes forma uma única sílaba métrica: ma/ li/ cia; tê/ nue.

4) Os hiatos permanecem com suas vogais separadas - e estas constituem sílabas métricas: cru/ el ; vô/ o.

Estrofes

A estrofe é composta por versos.

Quanto ao número de estrofes, o poema se classifica em:

1 verso - monóstico

2 versos - dístico

3 versos - terceto

4 versos - quarteto ou quadra

5 versos - quinteto ou quintilha

6 versos - sexteto ou sextilha

7 versos - septilha

8 versos - oitava

9 versos - novena

10 versos - décima

Mais de 10 versos chamamos de irregulares.

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação.

Bibliografia

  • A versificação em Língua Portuguesa, de Manuel Bandeira. Em: Enciclopédia Delta Larousse Rio: Ed. Delta, 1964, Vol. 06. Página 3239 em diante.
  • Seleta em prosa e verso, de Manuel Bandeira. Organizado por Emanuel de Moraes. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 1975.
  • Versos, sons, ritmos, de Norma Goldstein. São Paulo: Ática, 2007.

UOL Cursos Online

Todos os cursos