Revalida: o que é esse exame, como funciona e quem deve fazer?
Giorgia Cavicchioli
Colaboração para o UOL, em São Paulo
04/12/2020 04h00
O Revalida foi criado no Brasil em 2011 para regularizar o diploma de graduação em medicina.
A prova serve para ter a certeza de que o profissional que se formou fora do país tem conhecimentos equivalentes aos que se graduaram em território brasileiro. A seguir, saiba mais sobre o exame.
O que é e como funciona o Revalida
O que é o Revalida?
O Revalida é uma prova que serve para validar o diploma de medicina conseguido fora do Brasil. O responsável pelo exame é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode fazer a prova, desde que esteja em situação legal no Brasil.
Quando é o Revalida? Onde vai haver?
Em 2020, o exame teórico será aplicado no dia 6 de dezembro, em 13 capitais. As cidades onde haverá prova são:
- Belém
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campo Grande
- Curitiba
- Fortaleza
- Manaus
- Porto Alegre
- Recife
- Rio Branco
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Paulo.
O que faço se não tem Revalida na minha cidade?
Segundo o Inep, será preciso que a pessoa faça uma viagem até o local mais próximo onde será realizado o exame.
Como funciona a prova de revalidação do diploma?
A prova é aplicada em duas etapas, com um exame teórico e um prático. A prova teórica é separada em duas partes, mas elas são aplicadas no mesmo dia.
Na parte da manhã, são resolvidos 100 itens objetivos. Na parte da tarde, é preciso responder cinco questões discursivas.
Os candidatos precisam ter ao menos 63 de 100 pontos possíveis na prova objetiva e 29 de 50 pontos na discursiva. A avaliação prática é feita na segunda parte. Nela, atores se passam por pacientes. Os participantes precisam fazer dez entrevistas e dar um diagnóstico inicial de doenças.
Na edição deste ano, acontecerá uma novidade. De acordo com o Inep, quem passar na primeira fase, mas reprovar na segunda, vai poder se inscrever diretamente nesta etapa nas próximas edições. Antes, era preciso refazer toda a prova.
Quais as datas do Revalida?
Prova teórica: 6 de dezembro.
Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro.
Recurso dos gabaritos: de 8 a 14 de dezembro.
Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro.
Quando é a segunda parte do exame do Revalida?
A segunda fase tem edital próprio. De acordo com o Inep, ele ainda não tem data para ser divulgado.
Quanto custa para fazer a prova do Revalida?
O valor da taxa da primeira etapa do Revalida 2020 é R$ 330, de acordo com o item 6.1 do Edital 66, de 10 de setembro de 2020.
Caso seja aprovado na primeira etapa, o participante vai precisar se inscrever para a segunda etapa. Então, irá emitir um novo boleto para pagamento de outra taxa de inscrição, cujo valor vai ser divulgado em um outro edital.
Como fazer o Revalida?
De acordo com o Ministério da Educação, para fazer o Revalida, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil.
Além disso, ele precisa ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem.
Com exceção dos naturais de países cuja língua oficial é o português, o candidato aprovado deve apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, nível intermediário ou superior.
Como se preparar para o Revalida?
É preciso que o participante estude os conteúdos básicos e revise o máximo que puder. Refazer provas antigas também ajuda a entender como as perguntas são feitas e como é a dinâmica da prova.
O Inep disponibiliza todas as provas de anos anteriores. Elas podem ser encontradas no link http://inep.gov.br/provas-e-gabaritos2.
Um dia antes do Revalida, é recomendável que a pessoa descanse e não estude. Também é indicado que o participante faça uma alimentação saudável antes do exame e que tente controlar ao máximo a ansiedade e o nervosismo.