Veja como se livrar das desculpas esfarrapadas mais comuns para não estudar
Do UOL, em São Paulo
24/08/2015 06h00
Você vestibulando é do tipo que arranja todo tipo de desculpa para não estudar? Se a resposta é sim, este texto é para você.
Nada de fugir dos exercícios, das leituras e das revisões, segundo Wander Azanha, coordenador do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante. E nada de desânimo!
"Sei que não é fácil, não tem vaga para todo mundo, mas é possível", afirma Azanha, que na época da preparação para o seu próprio vestibular dividia o tempo entre estudos e trabalho.
Para a professora Augusta Aparecida Barbosa, que leciona há 30 anos e atualmente trabalha no Cursinho do XI, alguns estudantes usam desculpas (algumas bem esfarrapadas), pois não reconhecem a importância de se entrar em uma boa universidade.
"Tenho visto muitos alunos desistirem de tentar passar nos cursos mais fortes, pois eles sabem que hoje está muito fácil entrar numa particular [em cursos fracos]. E, às vezes, nem precisa pagar tão caro [as mensalidades] para estudar. Eles se desanimam", opina.
Para tentar ajudar, o UOL listou as desculpas esfarrapadas mais comuns -- com dicas para driblar cada uma delas.
Desculpas esfarrapadas mais comuns
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Não tenho tempo
Procure aproveitar TODOS os intervalos de tempo possíveis. Que tal alguns minutinhos durante o horário do almoço ou na volta para casa dentro do ônibus? Reveja seus horários e faça um cronograma de estudos. A palavra de ordem é disciplina! #Ficaadica.
-
Imagem: Reprodução/Tribuna do Ceará Imagem: Reprodução/Tribuna do Ceará Vou acessar meu Facebook só mais uma vez
Ficar no Facebook ou nas outras redes sociais é divertido, claro! Mas é preciso manter o foco principal: estudar para passar no vestibular. Por isso, desligue tudo. Aproveite essa reta final para dar um último gás. Depois das provas você poderá voltar a navegar tranquilamente pela internet ;-).
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Nunca fui um bom aluno
Sempre é tempo de recuperar o estudo perdido. A bagagem é importante, mas não é um fator limitante. "Já tive casos de alunos que eram muito ruins, mas que conseguiram passar em medicina depois do estudar. Com disciplina eles se tornaram alunos brilhantes", relembra Azanha.
-
Imagem: Facebook PreVestDáDeprê Imagem: Facebook PreVestDáDeprê Tenho dificuldades para me concentrar
Mantenha tudo que possa atrapalhar desligado. Celular, televisão... tudo! Ter um bom local de estudo e fazer pausas a cada 1h também podem ajudar na concentração. "Não vai acontecer nada de muito relevante na face da terra em 2h que você não possa desligar", brinca Azanha.
-
Imagem: Reinaldo Canato/UOL Imagem: Reinaldo Canato/UOL Vou fazer apenas como um teste
Não use o vestibular apenas como teste. Para isso, existem os simulados e as provas anteriores. Treinando, o vestibulando ganha familiaridade com as provas e acaba acostumando seu corpo para a maratona de exercícios. Além do mais, isso não é desculpa para evitar os estudos.
-
Imagem: Reprodução/Flickr/Champpugsly Imagem: Reprodução/Flickr/Champpugsly Tenho muitos compromissos
Os compromissos com a balada, com os aniversários, com o cuidado do cachorro são coisas que devem ser balanceadas com os estudos. Por mais que o vestibulando tenha tudo isso para fazer, ele precisa separar um tempo para as obrigações. É preciso ter atitude e disciplina.
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Já tentei algumas vezes e não passei
Acredite que é possível. "Olhe para trás e verifique o que não deu certo. [Não passar no vestibular] Deve ser um trampolim para uma coisa melhor. Errou a estratégia? Errou a disciplina? Verifique o que pode funcionar", afirma o professor Azanha.
-
Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress Não tenho dinheiro para pagar o cursinho
É complicado, mas a internet pode ajudar. Existem provas, simulados e aulas inteiras gratuitas. Aqui mesmo no UOL existe uma seção exclusiva para os vestibulandos onde você pode acessar roteiro de estudos, resumo de disciplinas, atualidades e ainda fazer simulados ;-).
-
Imagem: Fernando Moraes/Folhapress Imagem: Fernando Moraes/Folhapress Fiz escola pública. Não tenho chances
Não desista antes de tentar. Você terá que se esforçar muito? Provavelmente. Mas há chances, sim! "Eu sou prova viva. É possível. Existem alunos da escola pública que são excelentes. Você tem que querer", ressalta o professor Azanha.
-
Imagem: Shutterstock Imagem: Shutterstock Me sinto velho demais para o vestibular
Nunca é tarde para estudar e nem arriscar coisas novas. Acredite em você e no seu potencial. Você é capaz! "Onde está escrito que se tem que entrar na faculdade com 18 anos? Não tem lei. Tem aluno que entra com 17 e é frustrado", destaca Azanha.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Ainda não sei o curso que quero prestar
A primeira grande prova é o Enem e para ele não é preciso decidir o curso antecipadamente. Respire fundo e tenha calma. Continue com a rotina de estudos, tenha disciplina e pesquise assim que possível o curso (ou os cursos) que mais gosta para ajudar na decisão.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Não dá mais tempo de estudar
Os vestibulares estão chegando, mas dá tempo! Priorize a resolução das provas anteriores dos vestibulares. Assim, você consegue identificar as matérias que mais caem, rever as questões em que teve mais dificuldade e ainda se acostuma com a estrutura e com o tempo das provas.