Topo

Você resolve? Como é a questão de matemática do Enem que 'bugou' candidatos

Alunos reclamaram de suposta falta de dados, mas professores opinam que questão não está entre as difíceis da prova Imagem: Reprodução/X/@panciericalixto

Do UOL, em São Paulo

13/11/2024 05h30

Uma questão da prova de matemática do Enem, aplicada no domingo (10), "bugou" alguns candidatos. Eles reclamaram de uma suposta falta de dados no enunciado —mas isso é só uma impressão.

A "charada" estava na questão 164 do caderno amarelo (ou 147 do caderno cinza, 155 do caderno verde e 137 do caderno azul).

Segundo quatro professores de cursinho ouvidos pelo UOL, a questão não estava entre as perguntas mais difíceis da prova. A alternativa correta era a B) 5.

Qual era a questão?

O enunciado perguntava:

"Ao calcular a média de suas notas em 4 provas, um estudante dividiu, por engano, a soma das notas por 5. Com isso, a média obtida foi 1 unidade menor do que deveria ser, caso fosse calculada corretamente. O valor correto da média das notas desse estudante é?".

Como responder?

Opção 1

Bruno Prevideli, professor de matemática do Poliedro, e Juan Carlo Perete, professor de matemática do Elite Rede de Ensino, trouxeram métodos de resolução parecidos.

As notas sozinhas não importam e sim a soma delas —essa é a primeira incógnita: S (soma das notas das 4 provas).

O objetivo é saber qual é a média, M. A soma (S) dividida por quatro (número de provas feitas) é igual à média (M): S/4 =M

No enunciado, fica claro que o engano do aluno foi dividir a soma (S) por cinco —e não por quatro, como deveria ser. Esse resultado da conta errada é igual à média (M) menos 1 unidade.

Traduzindo:

S/4 = M
S/5 = M - 1

Trabalhando esse sistema de equações:

S = 4M
S = 5M - 5

Se S = 4M

4M = 5M - 5
M=5

Opção 2

Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Educação, e Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Curso e Colégio Objetivo, trouxeram métodos de resoluções parecidos para a questão.

Novamente, a soma das notas das quatro provas vira a incógnita S, mas, dessa vez, a incógnita M não entra em cena.

A média incorreta, dividida por 5, é S/5.

E a média correta, dividida por 4, S/4.

A média incorreta é uma unidade menor que a correta.

S/4 = S/5 + 1
S = 20

Se a soma é 20, e foram quatro provas, a média é 20/4 = 5.

Celedônio ainda explica que, nessa questão em específico, era possível montar a equação simples e testar todas as alternativas —apenas a B seria possível. As alternativas eram A) 4; B) 5; C) 6; D) 19; E) 21.

"Não dá certo sempre, mas nessa questão em específico era possível. Às vezes a situação problema é tão complexa que não adianta, mas nessa é uma de aritmética muito simples."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você resolve? Como é a questão de matemática do Enem que 'bugou' candidatos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação