Topo

Enade vai abranger 44% dos alunos, diz Inep

Da Redação<br>Em São Paulo

23/07/2004 18h24

Cerca de 156 mil alunos de 2.137 cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, onoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia vão participar da primeira edição do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O número representa 44% dos estudantes dos 13 cursos que serão avaliados.

Do total, 100 mil alunos serão sorteados entre os matriculados no primeiro ano e 56 mil, no último. Segundo o Inep, serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que tiverem concluído, até a data inicial do período de inscrição, de 7% a 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Do final do último ano, os alunos que tiverem concluído, pelo menos, 80% da carga horária mínima.

O Enade será aplicado no dia 7 de novembro a uma amostra representativa dos estudantes do final do primeiro e do último ano. Até o dia 16 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) terá enviado às instituições de educação superior as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento dos alunos habilitados a participar da prova. O prazo para a devolução da lista dos inscritos será 19 de setembro.

A relação dos alunos selecionados pelos procedimentos amostrais para participação no exame será divulgada no dia 18 de outubro. Eles deverão fazer, obrigatoriamente, a prova para ter a sua participação registrada no histórico escolar.

O Enade é constituído de uma prova única para cada área, que permitirá a análise do valor agregado em relação às competências, habilidades, conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos.

O estudante terá quatro horas para fazer o exame. Os resultados serão divulgados em uma escala de cinco níveis. Além da prova, o aluno deverá responder a um questionário socioeconômico.