Topo

Haddad defende criação de meta de crescimento para o piso do professor

Simone Harnik

Em Brasília

01/04/2010 14h10

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira (1º), no encerramento da Conae (Conferência Nacional de Educação), que o país adote uma meta de crescimento do piso salarial do professor. Segundo ele, essa meta deve ser definida pelas centrais sindicais do magistério junto dos governos.

“Temos de dizer qual será a remuneração do professor daqui a dois anos, daqui a quatro, daqui a seis, a dez anos”, disse. De acordo com o ministro, os não docentes ganham, em média, 50% a mais do que os docentes – o valor foi estimado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“É preciso uma mesa permanente de recuperação do piso. E, em quatro ou cinco anos, o professor não será a carreira mais bem paga, mas já não perderá para a média das demais”, afirmou Haddad.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao evento, que classificou como a maior conferência de educação da história deste país.

“Não me conformo de alguém achar que o piso de R$ 1.200 é alto para uma professora. Não é possível depositar a confiança em um professor sabendo que ele não vai levar para casa o suficiente para cuidar da própria família”, discursou Lula.

Valores

O ministro não definiu, no entanto, qual seria um valor adequado mínimo de remuneração para a carreira docente. Disse apenas que é preciso juntar o poder público com os representantes de professores.

Ele defendeu também a fixação de uma meta de investimento público na educação, sem fixar o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) a ser aplicado no setor.

 

Leia mais
Conae 20 alunos por sala de aula no ensino fundamental
Livros didáticos e escolas terão de incluir temática LGBT
18% da população carcerária do país têm acesso à educação
Debate sobre cotas raciais é morno na Conferência Nacional de Educação
"Falta divulgação para ampliar EJA", diz coordenador da Ação Educativa
Melhorar educação depende de piso e carreira para professores
Indígenas de educação pedem sistema de ensino próprio
Rankings de escolas prejudicam a educação, diz especialista
MEC: 4,1 milhões de crianças e jovens estão fora da escola
"Enem deve passar por avanços", afirma ex-presidente do Inep
Brasil começa a discutir um "SUS" para a educação nesta segunda-feira
Manifestações marcam abertura da Conferência Nacional de Educação
Para especialistas, atual Plano Nacional de Educação "fracassou"
MEC pede que Plano Nacional de Educação ultrapasse questão partidária
Só piso salarial não resolve problema de professor, diz Haddad
Servidores da UnB entram em confronto com seguranças na Conae