Topo

''Sisu das particulares'' será voltado somente para instituições pequenas e médias

Da Redação

Em São Paulo

21/09/2010 07h00

Deve começar a operar no próximo dia 10 de novembro o sistema “Faculdade Já!”, que usará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de vagas em instituições de ensino superior particulares –como uma espécie de “Sisu (Sistema de Seleção Unificada)” específico para elas. Segundo o diretor do projeto, João Mesquita, ele é voltado para faculdades pequenas e médias. Ou seja: não se deve esperar que os grandes grupos de ensino participem da seleção unificada.

“O programa visa atender faculdades pequenas e médias, que não tem mobilidade e recursos”, diz. De acordo com o diretor, pelo menos 170 instituições já demonstraram interesse em participar. Cada uma delas vai definir uma nota de corte e as reservas das vagas serão feitas por ordem de chegada: quem fizer a escolha primeiro, leva.

Para a seleção, será utilizada a nota do Enem 2009. A nota do exame será declarada pelo candidato no sistema. Após a reserva da vaga, o estudante terá um prazo para comprovar as informações prestadas.

Segundo Mesquita, o consórcio que gerencia o “Faculdade Já!” vai receber um percentual –que ele preferiu não revelar– das instituições para cada aluno matriculado. O candidato não vai desembolsar nada, de acordo o diretor, para participar do sistema.

Qualidade da oferta

A seleção, no entanto, não vai impedir que faculdades com notas baixas no MEC (Ministério da Educação) ofertem suas vagas. O sistema também não vai apresentar as notas das instituições no ato da escolha, mas somente um currículo fornecido por elas e o preço das mensalidades.

 

“O aluno vai ser orientado, no site, para que investigue o resultado da instituição e as características, a constituição do currículo”, diz. O UOL Educação pediu ao MEC dicas para escolher uma faculdade, que você pode ver aqui. Não há vinculação do governo ao projeto.

Enquanto a seleção não começa, o aluno pode fazer um cadastro no site do programa: http://www.faculdadeja.com.br/.

Leia mais
Confira as últimas notícias sobre o Enem
Aluno não deve levar em conta somente o preço, diz MEC
A 47 dias do Enem 2010, veja 11 temas sobre os quais você deve saber
Veja 11 temas que podem cair no Enem 2010
Veja como organizar sua rotina de estudos para o Enem 2010
Veja como USP, Unesp e Unicamp vão usar o Enem
Veja os temas mais cobrados no Enem 2009 que vazou
Veja os 20 temas candidatos a questões no Enem 2009
Veja todos os temas já cobrados nas redações do Enem
Músicas ajudam a aprender história; confira
100% dos problemas com candidatos do Sisu foram resolvidos, diz MEC
Haddad: "SP exporta universitários porque oferece poucas vagas públicas"
Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2009
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude