Topo

MEC admite que Sisu está "lento" e com "alguma instabilidade"; 120 mil já se inscreveram

Da Redação

Em São Paulo

16/01/2011 16h33

Segundo assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) está "lento" e apresenta "alguma instabilidade" neste primeiro dia de inscrições. Até 16h deste domingo (16), havia 120 mil inscritos.

Candidatos às mais de 83 mil vagas em instituições públicas têm reclamado nas redes sociais como o Twitter e no grupo de discussão do UOL da lentidão do sistema. Desde a sua estreia, em janeiro de 2010, o sistema foi alvo de críticas desse tipo.

Chuvas no Rio de Janeiro

O MEC e o Ministério das Comunicações se mobilizaram para oferecer acesso gratuito à internet para candidatos da região serrana do Rio de Janeiro, afetada pelas chuvas. Além disso, os IFs (institutos federais) da região também vão disponibilizar internet para os itneressados. Veja a lista de IFs no Rio de Janeir.

Questionada se o período de inscrições poderia ser estendido por causa da tragédia no Rio de Janeiro, a assessoria disse que "ainda não há definição" sobre o assunto. No entanto, ressaltou que se houver prorrogação, ela será para todos os concorrentes.

Cerca de 9.500 inscritos fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na região serrana do Rio de Janeiro.

Como funciona o Sisu

As regras para o processo do primeiro semestre de 2011 serão as mesmas aplicadas na última seleção, no segundo semestre de 2010. Haverá uma etapa de inscrição, em que o candidato poderá optar por duas graduações, de acordo com sua ordem de preferência.

Durante o período de inscrições será possível alterar a inscrição, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalidará a opção feita anteriormente. As inscrições ocorrem no http://sisu.mec.gov.br/, das 6h às 23h59 (horário de Brasília (DF)), de 16 a 18 de janeiro.

Ao final das inscrições, serão realizadas três chamadas e, em cada uma delas, o candidato terá um prazo para efetuar a matrícula na instituição em que foi selecionado. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores – nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao final das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.