Topo

Após lentidão e vazamento de dados de alunos, Sisu encerra inscrições às 23h59 desta quinta

Da Redação

Em São Paulo

20/01/2011 10h00

Terminam às 23h59 desta quinta-feira (20) as inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2011 do Ministério da Educação (MEC). O sistema, que seleciona para mais de 83 mil vagas em cerca de 80 instituições, foi marcado mais uma vez por reclamações de lentidão no acesso à página e pelo vazamento de dados de alunos durante o processo. A primeira chamada sai no dia 24 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 27, 28 e 31 de janeiro, diretamente nas universidades.

 

Inicialmente previsto para o dia 18, o prazo final foi estendido até hoje após uma decisão judicial que cancelou a reserva de vagas, por parte da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para alunos fluminenses. O Sisu usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 na seleção.

Veja o calendário do Sisu:

Primeira chamada

Resultado24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados27, 28 e 31 de janeiro

Segunda chamada

Resultado4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados8 e 9 de fevereiro

Terceira chamada

Resultado13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista13 a 17 de fevereiro

20 minutos para inscrição

Após os problemas com lentidão e instabilidade, o MEC decidiu limitar o tempo dos candidatos no site do Sisu. Cada estudante tem 20 minutos para navegar pelo sistema e fazer suas opções. Se a página do sistema de inscrição ficar aberta por mais de dez minutos sem atividade, a sessão será encerrada automaticamente.

Como funciona o sistema

Cada candidato vai poder escolher até dois cursos e instituições e deve colocá-los em ordem de prioridade, de acordo com as notas de corte calculadas na madrugada de quarta (19) para quinta. É importante lembrar que, dependendo da movimentação das inscrições nos cursos, a nota pode sofrer alterações.

Os candidatos podem trocar o curso e a instituição enquanto o sistema estiver aberto. Mas, cuidado: cada troca anula a opção anterior e fica valendo a última. Na hora da escolha, será exibida uma tela de confirmação.

Cada instituição tem o seu critério e a liberdade de dar pesos diferentes para as notas. Por exemplo: um curso de engenharia em uma universidade A decidiu que vai dar peso dois para a nota de matemática e peso um para as restantes. Então, quem teve uma nota maior em matemática já estará em vantagem. 

Esses pesos vão mudar automaticamente a nota do candidato. Na hora em que se fizer a seleção de um curso, o sistema apresenta a nota ponderada com a qual ele vai concorrer às vagas. Se o candidato clicar em outro curso, a nota será alterada. O Sisu vai mostrar sempre com qual nota o estudante vai concorrer .