Empresário poderá pegar Fies para formar funcionários no ensino técnico, diz Haddad
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (23) que empresários poderão pegar um financiamento do Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para “qualificar pessoal para o setor produtivo”. De acordo com Haddad, que participa da abertura dos trabalhos da Comissão de Educação da Câmara, a taxa de juros será a mesma (3,4%).
O ministro disse que deve enviar para o Congresso até abril o projeto que cria o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), no qual estará esta modalidade do Fies.
O programa, que vem sendo de chamado de “Prouni do ensino técnico”, será um misto do que acontece hoje com o Prouni (Programa Universidade para Todos, que distribui bolsas em faculdades particulares) e com o Fies. A ideia é financiar os estudos profissionalizantes de quem já terminou o ensino médio e permitir que quem ainda está nele comece um curso no turno oposto sem custos. O ensino técnico foi tema de campanha da então candidata Dilma Rousseff (PT) e do oposicionista José Serra (PSDB) nas eleições presidenciais de outubro.
O plano que está sendo gestado no MEC (Ministério da Educação) deve envolver o uso da infraestrutura do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac, entre outros) e das escolas privadas de educação profissional. Mais da metade das escolas e cerca de metade das vagas estão fora do sistema público.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.