Topo

Empresário poderá pegar Fies para formar funcionários no ensino técnico, diz Haddad

Da Redação

Em São Paulo

23/03/2011 11h38

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (23) que empresários poderão pegar um financiamento do Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para “qualificar pessoal para o setor produtivo”. De acordo com Haddad, que participa da abertura dos trabalhos da Comissão de Educação da Câmara, a taxa de juros será a mesma (3,4%).

O ministro disse que deve enviar para o Congresso até abril o projeto que cria o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), no qual estará esta modalidade do Fies.

O programa, que vem sendo de chamado de “Prouni do ensino técnico”, será um misto do que acontece hoje com o Prouni (Programa Universidade para Todos, que distribui bolsas em faculdades particulares) e com o Fies. A ideia é financiar os estudos profissionalizantes de quem já terminou o ensino médio e permitir que quem ainda está nele comece um curso no turno oposto sem custos. O ensino técnico foi tema de campanha da então candidata Dilma Rousseff (PT) e do oposicionista José Serra (PSDB) nas eleições presidenciais de outubro.

O plano que está sendo gestado no MEC (Ministério da Educação) deve envolver o uso da infraestrutura do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac, entre outros) e das escolas privadas de educação profissional. Mais da metade das escolas e cerca de metade das vagas estão fora do sistema público.