Topo

Governo anuncia distribuição de 600 mil tablets para ensino médio

O ministro Aloizio Mercadante, que apresentou o novo secretariado do MEC nesta terça (7) - José Cruz/ABr
O ministro Aloizio Mercadante, que apresentou o novo secretariado do MEC nesta terça (7) Imagem: José Cruz/ABr

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

07/02/2012 16h44Atualizada em 07/02/2012 19h45

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (7) que o governo federal distribuirá em 2012 até 600 mil tablets para 58 mil escolas de ensino médio vinculadas ao programa ProInfo. Ele disse que a iniciativa chegará aos estudantes e professores no segundo semestre, após certificações dadas pelo Inmetro.

Mercadante, que ocupa há poucas semanas o cargo exercido por quase sete anos pelo pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que os tablets serão de propriedade das escolas, mas todos os alunos e professores poderão levá-los para casa após a assinatura de um termo de responsabilidade.

"Depois disso, temos de ver a questão da banda larga, precisamos acelerar nisso”, afirmou ele em entrevista coletiva. Segundo o ministro, as escolas rurais seguirão com dificuldades. “Temos desafio para chegar a regiões ribeirinhas, à região Norte. Por isso estamos contratando um satélite de grande porte para levar a banda larga à Amazônia. Isso acontecerá em 2014”, afirmou.


O governo federal quer que seu Portal do Professor tenha recursos que personalizem o aprendizado, através de vídeos seguidos de exercícios. Essa iniciativa também fará, mais adiante, parte do plano de universalizar a alfabetização até os 8 anos de idade. “Precisamos de ações fortes na pré-escola, que é muito importante na formação. A cobertura ainda é muito pequena também nas creches. Os tablets podem ajudar”, afirmou.