Enade

MEC notifica 30 universidades por problemas no número de estudantes que fizeram Enade

Do UOL, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (23) que notificou 30 instituições de ensino superior por "inconsistência dos dados" entre o número de alunos registrados pelo Censo e o total de estudantes que fizeram o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). 

Na quinta (22), o órgão anunciou que irá fazer uma auditoria na Unip (Universidade Paulista) por causa de uma suposta fraude na prova que avalia as universidades.

De acordo com o ministério, nessas 30 faculdades, o número de alunos no terceiro ano era muito superior ao dos que prestaram o Enade, o que poderia indicar que elas deixavam somente os melhores alunos fazerem a prova. O resultado do Enade influi diretamente na "nota" da instituição.

O ministério afirmou que já recebeu resposta de algumas, sem, no entanto, precisar quantas. A notificação foi feita no começo do mês de março. O órgão também não disse quais universidades foram notificadas.

Unip

O MEC decidiu instalar uma auditoria de 60 dias na Unip para aprofundar as investigações sobre uma possível fraude no Enade. No suposto esquema, a Unip "escondia" os alunos com baixo desempenho ao somente lançar as notas deles após o fim das inscrições para a prova. Só pode prestar o exame quem tem, pelo menos, 80% da carga horária do curso cumprida e for provável concluinte. De acordo com o jornal, somente os melhores estudantes tinham as notas lançadas a tempo. As boas notas são utilizadas pela instituição como propaganda de seus cursos.

O MEC anunciou também que serão feitas visitas de avaliação in loco em todos os cursos da Unip em fase de renovação de reconhecimento.
A Unip disse ontem, em nota, que não havia sido comunicada da decisão. "Não recebemos, até o momento, nenhuma comunicação do MEC sobre o assunto. No entanto, estamos tranquilos com relação a notícia", afirma.

São Marcos

Além da auditoria da Unip, o MEC decidiu descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após verificar irregularidade na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

Em nota publicada no site da universidade, a reitora Maria Aurélia Varella afirmou que estava "esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado". A reitora contou que ficou sabendo do fechamento por meio de um jornalista e que depois conferiu a notícia no site do MEC. A nota da reitoria foi acessada na manhã desta sexta-feira (23), no site da instituição, e por volta das 13h já não estava mais disponível para consulta. A reportagem tentou entrar em contato com a universidade para saber o que aconteceu, mas não teve êxito.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. A São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.

Mudanças no Enade

Após a suspeita de fraude no Enade, o MEC implantou mudanças no exame. Agora, além dos formandos em 2012, também estão obrigados a participar da avaliação os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos