Confira o ranking das faculdades particulares que oferecem cursos a distância
A ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Ensino a Distância) divulgou o ranking das instituições de ensino superior particulares que oferecem cursos a distância.
As faculdades, centros universitários e universidades receberam notas de 1 a 5, em que 1 é péssimo; 2, ruim; 3, razoável; 4, bom; e 5, ótimo.
As instituições particulares são responsáveis pela oferta de 80,5% das matrículas em cursos superiores a distância e, em alguns casos, como marketing ou tecnologia da informação, detêm 100% dos alunos.
O ranking foi elaborado a partir de entrevistas de 16.200 estudantes de graduações a distância de 67 instituições de ensino superior. “Relatamos o ponto de vista do estudante. Estamos preocupados com o grau de satisfação do aluno e se ele está aprendendo”, afirma Ricardo Holz, presidente da ABE-EAD. Esta é a quarta edição da pesquisa.
Veja o ranking abaixo:
Metodologia
Foram entrevistados 5% dos estudantes das instituições de ensino superior, até o limite de 500 entrevistas por instituição. Os dados das faculdades, centros universitários e universidades foram extraídos do MEC (Ministério da Educação), do Censo EAD 2010, realizado pela Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e das próprias instituições.
As questões e as opções foram apresentadas aos estudantes de todo o país, entre os meses de maio e setembro de 2011. A coleta dos dados ocorreu presencialmente nos polos de apoio e por telefone. Todas as instituições tiveram alunos ouvidos pelos dois meios.
A Abed mantém contato com a ABE-EAD e não contesta a realização do ranking. O Inep (Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), não avalia cursos a distância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.