Topo

Site reúne melhores erros de inglês cometidos por orientais; veja exemplos

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 06h00

Dez anos morando no Japão renderam ao americano Steve Caires, além de muito trabalho, uma coleção de pérolas sobre maneiras, digamos, “diferentes” de se escrever em inglês. Desde 1999, Caires mantém o blog Engrish.com –especializado em coletar erros hilários na língua inglesa cometidos por orientais.

O próprio nome do site é uma brincadeira com a dificuldade que falantes nativos de japonês têm de diferenciar o som das letras “L” e “R”. Apesar de manter o site sozinho, o americano recebe contribuições de leitores do mundo inteiro e diz ter material para manter o Engrish por anos a fio.

Segundo Caires, a maioria dos erros são cometidos pois, principalmente no Japão, o inglês é usado de maneira a dar um toque “moderno” a determinados produtos. Algumas empresas conseguem checar se o que está escrito está certo –porém, nem todas o fazem. Ainda de acordo com o autor, há aquelas que nem se preocupam em saber se está correto ou não, já que o que importaria é ter algo em inglês.

Aos que dizem que o site é preconceituoso, o autor deixa, na seção de “perguntas frequentes” da página, o aviso de que a brincadeira é com o “fenômeno” inglês e não com os orientais. Por isso mesmo, diz, evita comentários no estilo “haha, esses caras são idiotas” nas imagens.