Topo

Federal de Pernambuco terá aula de "Estudos da Bicicleta" no curso de engenharia mecânica

Carol Guibu

Do UOL, no Recife

18/07/2012 06h00Atualizada em 18/07/2012 08h23

As bicicletas, foco de discussões sobre infraestrutura e mobilidade urbana, serão tema de disciplina na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). A partir do segundo semestre de 2012, a matéria "Estudos da Bicicleta" será incorporada ao curso de graduação de engenharia mecânica.

O professor Fábio Magnani, idealizador da disciplina, pretende trabalhar a engenharia do veículo - como linha de produção e novas tecnologias- e ainda focar políticas públicas, cultura, e história das bicicletas.

  • Nova displina Estudos da Bicicleta, da UFPE, tem aulas de políticas públicas e história da "bike"


"Há três anos já trabalhamos com estudos sociais focados nas motocicletas - como a relação de trabalho dos motoboys e os riscos da profissão - mas, nesse novo contexto social, a bicicleta se torna cada vez mais importante para as pessoas. A infraestrutura urbana e a legislação ainda têm que se adequar a essa tendência", explicou Magnani.

A nova disciplina terá duração de seis meses e será dividida em três módulos: História e Tecnologia; Ciências do Ciclismo; e Cultura, Trânsito, Mercado e Política.

De acordo com o professor, a maior revolução que o estudo das bicicletas pode trazer não é tecnológica, diz respeito ao modo como elas e os ciclistas são vistos na sociedade.

"O que é necessário mesmo para uma revolução no uso das bicicletas está muito além da tecnologia. Precisamos de uma infraestrutura de ciclofaixas, campanhas para o aumento da segurança no trânsito, produção cultural que valorize a identidade do ciclista e uma organização política eficaz para a luta pelos direitos dos ciclistas", argumenta.

Além dos estudantes de engenharia mecânica, a matéria também poderá ter alunos de outros cursos de graduação.

"Como não focamos apenas na questão da linha de produção, mas também na política, história e fisiologia do ciclista, alunos de cursos como Educação Física, Sociologia, Arquitertura, entre outros, também serão bem vindos", considera.

No entanto, é necessário que o estudante tenha curso matérias como Dinâmica e Mecânica dos Fluidos.