Topo

Alunos da Federal do Espírito Santo acusam seguranças da universidade de agressão

Flávia Bernardes

Do UOL, em Vitória

19/09/2012 15h04

Estudantes acampados no campus Goiabeiras da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), em Vitória, afirmam terem sido expulsos violentamente da área da universidade pela segurança patrimonial da universidade. Segundo os estudantes, os seguranças se aproximaram do acampamento por volta das 23h40 de terça-feira (18) com facas, cassetetes e arma em punho.

  • Divulgação

    Estudantes da Ufes, que acampavam por moradia estudantil, acusam seguranças de agressão

Foram expulsos os dez estudantes, do movimento por moradia estudantil "Minha Ufes, Minha Casa", que mantinham um acampamento no campus Goiabeira havia 50 dias. Todos foram retirados.

De acordo com estudantes, os guardas patrimoniais estavam uniformizados, porém, sem identificação de seus nomes.

A violência, segundo representantes do movimento “Minha Ufes, Minha Casa”, ocorreu próximo ao prédio conhecido como Elefante Branco. Segundo os acampados, além das agressões, um dos estudantes teve uma arma apontada para a sua cabeça.

Outro lado

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil da Ufes, Maria Lucia Casate, afirmou que a retirada dos acampados foi autorizada pelo reitor Reinaldo Centoducatte, porém, houve excessos por parte da segurança patrimonial.

Durante reunião com os estudantes na manhã desta quarta (19), Maria Lucia prometeu a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias.

Até o final da reunião, alguns acampados continuavam sem reaver seus documentos pessoais que foram apreendidos pelos guardas.

Em nota, os estudantes afirmaram que a coação por parte da universidade contra os acampados é antiga. Eles contaram que reitor da universidade já havia cortado a água e a luz do acampamento, trancado os banheiros que antes ficavam abertos, colocado guarda patrimonial para seguir os acampados e coagido os estudantes ao acionar a Polícia Militar no domingo, quando a universidade estava vazia.