Topo

USP volta a discutir inclusão de cotas raciais em seu vestibular

Bruno Bocchini

Da Agência Brasil, em São Paulo

25/09/2012 18h02

A USP (Universidade de São Paulo) volta a discutir a adoção de cotas raciais em seu vestibular. A questão é um dos itens que será debatido na reunião do Conselho Universitário da instituição, que ocorre hoje (25).

A USP adota atualmente um sistema de inclusão, o Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), que dá bônus aos alunos vindos de escolas do ensino público, mas não há cotas para estudantes negros ou indígenas.

Veja também

“Se você comparar o Inclusp com outros programas de inclusão de outras universidades públicas do Brasil, você vai descobrir que o Inclusp é o programa que menos inclui brancos pobres e menos inclui negros”, disse o diretor executivo do Educafro, frei David Raimundo dos Santo. Ele participava de uma manifestação pró-cotas em frente ao prédio da Reitoria da USP, onde o conselho está reunido. O protesto teve a participação de cerca de 50 pessoas, segundo levantamento feito pela reportagem da Agência Brasil.

“Como é possível uma universidade se dar por satisfeita quando ela está em um estado onde há 36% de negros e nos cursos de medicina, odontologia e direito só entram 0,8% de negros? Como ela pode estar tranquila e o conselho pode reunir-se e não perceber esse equívoco?”, disse.

Em 2012, 28% dos alunos que ingressaram na USP vieram da rede pública de ensino, de acordo com dados do Inclusp. O número corresponde a 3.038 vagas. Em 2011, o percentual de alunos egressos da rede pública era 25%.

Os cursos com o maior percentual de alunos vindos do ensino público foram: farmácia-bioquímica (45,3%), letras (42,8%), pedagogia (40%), jornalismo (39%) e ciências sociais (34,5%). Todos os cursos, entretanto, tiveram matrículas de alunos oriundos do ensino público.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

USP volta a discutir inclusão de cotas raciais em seu vestibular - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação