Topo

Livro mostra como o intercâmbio mudou a vida profissional de 17 brasileiros

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

10/10/2012 06h00

Com a proposta de contar experiências de jovens profissionais que foram para o exterior, os expatriados Sidney Nakahodo e Maurício Moura decidiram organizar um livro.

“Fazendo as malas” (Editora Saraiva, São Paulo, R$ 49) reúne depoimentos de 17 brasileiros que, ao se decidirem estudar ou trabalhar fora do país, tiveram a oportunidade de mudar ou incrementar suas trajetórias profissionais.

“A ideia era ter como base as nossas próprias experiências como jovens profissionais que foram para o exterior, por motivos acadêmicos ou profissionais, e queriam, ao mesmo tempo, usar essa vivência para contribuir com o Brasil”, explica Sidney.

A goiana Roselene de Queiroz Chavez, engenharia agrônoma e pesquisadora da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), voltou ao Brasil depois de ter estudado na França e nos Estados Unidos trazendo na bagagem valiosa rede de colaboração para o desenvolvimento científico e tecnológico. 

Após atuar na ONG (Organização não Governamental) Médicos Sem Fronteiras, Carla Kamitsuji retornou ao país para trabalhar com grupos marginalizados. Na sua experiência internacional, a primeira parada foi Uganda. Depois vieram o Curdistão, Cisjordânia e Tchetchênia. “’Ser uma cidadã sem fronteiras’ contribuiu muito para eu me tornar uma cidadã brasileira melhor.”

Parte dos entrevistados não retornou ao Brasil, mas ainda assim a colaboração para o Brasil tem se dado de forma “remota”. Caso de Paulo Blikstein, formado em engenharia e doutor em educação.

Blikstein integra um grupo de estudos do Centro Lemann, da Universidade Stanford, com foco no desenvolvimento de novas técnicas educacionais, principalmente voltado para o ensino público brasileiro e a população de estudantes carentes.