Topo

UFMG reabrirá bandejão na próxima segunda-feira e afirma que vai "monitorar" o restaurante

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

19/10/2012 20h38Atualizada em 19/10/2012 20h38

A assessoria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) informou nesta sexta-feira (19) que a reitoria decidiu reabrir na próxima segunda-feira (22) o RU (Restaurante Universitário Setorial 2) onde são servidas refeições aos estudantes do campus situado na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

A assessoria da universidade afirmou que a reitoria fará um monitoramento do RU, mas não soube explicar se essa ação poderá fechar novamente o restaurante, caso os alunos promovam novas manifestações.

A reitoria havia anunciado ontem (18) que o local ficaria fechado temporariamente depois que grupos de alunos, há três semanas, começaram a incentivar colegas a não pagarem pela alimentação, em movimento intitulado "pula catraca”, como forma de protesto pelo aumento do valor cobrado no restaurante. Ao todo, são servidas 6 mil refeições por dia.  

A decisão foi tomada após reunião com representantes dos alunos na tarde de hoje. Segundo a assessoria, os alunos deverão apresentar propostas na próxima sexta-feira (26), em uma nova reunião com a reitoria, para possível análise de redução dos preços reajustados no dia 6 de agosto deste ano.

De acordo com nota divulgada ontem pela universidade, os preços cobrados no restaurante não sofriam alteração há sete anos. O valor do bandejão era de R$ 2,50 e passou para R$ 4,15. O preço será mantido na reabertura do restaurante.

Conforme informações dadas ontem pela vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton, o grupo de manifestantes havia sido “muito agressivo” na quinta-feira com os funcionários do local, o que levou ao fechamento do RU.

O UOL não conseguiu contato com representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFMG que participaram da reunião.