Topo

Enem 2012: com medidas inéditas de segurança, Mercadante tenta evitar falhas de últimas provas

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 00h01

Em seu primeiro Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como ministro da Educação, o desafio de Aloizio Mercadante é evitar que o exame de 2012, que começa neste sábado (3), tenha novamente problemas, como em anos anteriores.

Desde que a prova passou a selecionar para vagas em universidades, em 2009, o exame já foi furtado, questões vazaram e gabaritos foram impressos erroneamente. Para evitar que problemas voltem a acontecer, o MEC (Ministério da Educação) tomou medidas inéditas de segurança.

Histórico de problemas

  • 2009

    Furto da prova

    O Enem foi furtado de dentro da gráfica. A prova foi adiada

  • 2010

    Erros de impressão

    Os cabeçalhos dos gabaritos saíram da gráfica trocados

  • 2011

    Vazamento

    Alunos em Fortaleza tiveram acesso antecipadoa questões

    Pela primeira vez, serão usados lacres eletrônicos em 10 mil malotes de provas. Esses lacres saem da gráfica com data e hora de fechamento do pacote e, se forem abertos antes do tempo previsto, registram a ocorrência. Em 2010, uma professora do interior da Bahia abriu um dos pacotes e contou o tema de um dos textos motivadores da redação ao filho.

    Além disso, este ano 72 batalhões do Exército ficaram responsáveis pela distribuição das provas, com apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias militares dos Estados. Mais de 566 mil pessoas estão mobilizadas no trabalho de logística do Enem.

    Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, estão sendo checados mais de 3.400 itens de segurança para a prova deste final de semana.

    No ano passado, as provas transcorreram com normalidade. Dias depois, no entanto, descobriu-se que itens de um pré-teste (utilizado para calibrar a dificuldade das questões do Enem) haviam vazado para estudantes de um colégio de Fortaleza. Após uma longa batalha judicial, o MEC conseguiu manter a validade do exame.

    Participantes

    Além da segurança reforçada, outro fator que marca a prova deste ano é a Lei de Cotas.  Este é o primeiro Enem após a sanção da legislação que estabeleceu reserva de vagas em universidades para estudantes de escolas públicas, juntamente com critérios raciais.

    Dos mais de 5,7 milhões de candidatos do exame deste sábado, 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Assim, 54% dos inscritos são negros ou indígenas. A proporção é próxima à presença relativa dessas cores na população brasileira e não surpreendeu ao ministro Mercadante. 

    A prova será feita em 1.615 municípios em todo país. Além de ter o maior número de municípios com exame (540), a região Nordeste também tem o maior total de locais de prova (5.237 salas). Ao todo, o exame ocorrerá em 15.076 locais.

    O Enem 2012 acontece a partir das 13h, de acordo com a hora oficial de Brasília. Os estudantes que estejam em Estados em que não há horário de verão devem ficar atentos para não perder a prova. 

    • Arte UOL