Topo

Unicamp: Autores das melhores redações do vestibular dão dicas para fazer um bom texto

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

09/11/2012 06h00

O vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é conhecido por ter uma redação exigente. Já houve anos em que o vestibulando tinha de escrever três textos. No processo seletivo que acontece no domingo (11) o candidato terá de fazer dois textos de gêneros diferentes.

Para ajudar a ultrapassar o obstáculo da escrita, alunos que tiveram seus textos publicados entre as melhores redações dos vestibulares de 2010 e 2011 dão suas dicas. Prestar atenção no tema dado, não se desviar do foco e revisar o texto são alguns dos segredos dos "campeões".

Atenção, coerência e simplicidade recomenda Giovana Nóbrega Costa, 19, que cursa o segundo ano de engenharia de manufatura. Giovana sugere que o vestibulando faça um rascunho, releia o texto e confira a gramática.

Na hora da prova, a dica da estudante do 3º ano de medicina Camila Cavalari, 21, é a criatividade. “Você precisa usar a criatividade, deixar seus pensamentos irem além do que é comum”, recomenda. “Eu redigia um pouco o texto, depois ia responder mais um pouco de questões, voltava para a redação e assim a criatividade fluiu”. Mas deixar a criatividade fluir não significa perder o rumo e acabar fugindo do tema proposto.

Fazer uma pausa na redação depois de ter estruturado o texto pode ser uma saída para aquele momento em que o candidato trava.  “Mesmo treinando muito ainda tive um pouco de dificuldade na finalização do texto, foi complicado na hora de concluí-lo. Mas voltei pra prova, respondi algumas questões e as ideias para a redação foram surgindo”, conta o aluno de medicina Guilherme Rossi, 21.

Regras

A professora Matilde Scaramucci, ex-presidente da banca de redação e atual diretora do Instituto de Estudos de Linguística da Unicamp, explica que os candidatos que leem mais são os que costumam fazer melhores redações.

Para a correção, no entanto, é preciso que o texto se encaixe nos quatro parâmetros básicos do exame: "o candidato precisa saber para quem ele escreve, com que propósito ele está redigindo, em qual gênero (carta, editorial, verbete) e como ele está se expressando como enunciador", explica.

Livro

Para ajudar seus candidatos e prestigiar seus alunos, a editora da Unicamp edita em livro as melhores redações de cada vestibular. Nas edições que trouxeram os textos de 2010 e 2011, sessenta estudantes estavam ali representados. Os dois livros estão à venda na Editora da Unicamp e podem ser comprados pelo site