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Dados do MEC sobre Enem 2011 por Escola contradizem ministro Mercadante

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 21h22

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, creditou a queda de 16 pontos na média geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 por Escola na quinta-feira (22) à retirada das notas da redação no cálculo das notas. Porém, dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta (23) mostram que, na verdade, o desempenho dos alunos efetivamente piorou, derrubando a nota.

Diálogo entre Mercadante e repórter em coletiva

Repórter: No Enem de 2010, a média nacional foi de 511 e a média deste ano foi de 494,8...

Ministro: Sem redação.

Repórter: Exatamente, a queda foi porque tirou a redação?

Ministro: É.

Repórter: Só por isso?

Ministro: É.

Veja, ao lado, o diálogo travado entre uma repórter e o ministro durante a entrevista coletiva em que apresentou os dados

Em 2010, a média das provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) foi 511,21. No ano passado, esse número caiu para 494,64, puxado, principalmente, pelas notas de ciências humanas e da natureza. As notas de português e matemática cresceram.

Em ciências da natureza, a nota vem caindo desde 2009, quando registrou 502,14. Este foi o primeiro ano em que foi utilizada a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para correção do Enem, passando a permitir a comparação entre os anos. Em 2010, o total caiu para 485,69 e, no ano passado, foi para 465,56. Ou seja: em dois anos, houve redução de 36,58 pontos.

As notas de matemática, contudo, vêm registrando movimento contrário e subindo desde 2009, saindo de 500,77 (quando foi a pior entre as quatro) para 521,07 agora, se tornando a nota mais alta.

Notas do Enem por área do conhecimento

 Ciências da naturezaCiências humanasMatemáticaPortuguêsMédia objetivas
2011465,56472,59521,07519,35494,64
2010485,69538,73510,26510,19511,22
2009502,14502,44500,77500,95501,58
  • Fonte: Inep/MEC

Número de concluintes

Houve um crescimento no número de concluintes que tiveram os exames objetivos corrigidos, de 1.011.989 em 2010 para 1.137.813 em 2011. Esse aumento foi puxado pelos estudantes de públicas, que aumentaram sua participação em 12,75% em relação ao ano passado.

O total de concluintes de escolas particulares também subiu, em ritmo um pouco menor (11,3%). Em relação a 2010, foram 25.040 estudantes de instituições privadas a mais.