Topo

Com 3 mil videoaulas, Khan não vê material virtual como substituto do professor

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 17h09

Com mais de 3.000 videoaulas disponibilizadas gratuitamente em seu site e 6 milhões de visitas mensais, Salman Khan não pretende substituir a educação formal pela virtual. Para o engenheiro que virou pop-star da educação, o material virtual deve servir para fortalecer os laços entre professor e aluno na sala de aula.

Clique para acessar conteúdo externo


Clique para acessar conteúdo externo

As aulas com auxílio de computadores liberam precioso tempo, que de outra forma seria gasto em exposições -- modelo em que os alunos ficam sentados com expressão neutra

Clique para acessar conteúdo externo

Veja também

Excerto de "Um Mundo, Uma Escola: a Educação Reinventada", de Salman Khan

"O aluno tem que ver seu professor como alguém que está ali para ajudá-lo a vencer desafios, a melhorar", afirma o fundador da Khan Academy.

Salman Khan, 34, chamou a atenção de todo o mundo com vídeos de cerca de dez minutos em que explica conteúdos variados de, sobretudo, matemática, física, química e biologia.

A experiência, que começou em 2004 com aulas produzidas como reforço escolar para seus primos, hoje tem cerca de 40 profissionais, responsáveis por aulas e exercícios disponibilizados em dez línguas e acessados por usuários de 216 países.

Em sua primeira visita ao Brasil, Salman Khan encontrou a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação Aloizio Mercadante. O governo brasileiro pretende disponibilizar as aulas da Khan Academy traduzidas aos professores da rede pública.

No seu ritmo

A partir da experiência com seus primos, Khan percebeu a importância de que os estudantes, a seu ritmo, sejam proficientes em conteúdos básicos antes de serem apresentados a temas mais complexos. No modelo de ensino atual, passar de ano não garante o aprendizado do conteúdo esperado.

"Os estudantes têm falhas em seu aprendizado, em multiplicação, por exemplo, e ainda assim são mandados para o próximo ano, onde terão de enfrentar trigonometria", afirma. Assim, os estudantes acumulam fracassos ao longo dos anos e têm cada vez mais dificuldades. 

Clique para acessar conteúdo externo

Os assuntos evoluem de um para outro, o auge de um assunto é o ponto de partida para o seguinte. Uma lacuna ou concepção errada num tema anterior torna-se um ponto fraco para o assunto subsequente

Clique para acessar conteúdo externo

Excerto de "Um Mundo, Uma Escola: a Educação Reinventada", de Salman Khan

Para dar uma resposta a esse problema, além de produzir material didático, a Khan Academy tem um software que permite aos professores mudarem radicalmente o formato das aulas.

Em lugar de aulas expositivas sobre determinado assunto a todos os alunos ao mesmo tempo, os professores deixam que os alunos assistam às vídeo-aulas conforme seu nível de conhecimento no assunto e fazem exercícios no sistema. O software aponta para o professor qual o nível de cada aluno em cada conteúdo de sua disciplina, e assim o professor pode auxiliar o estudante com o diagnóstico.

"Os professores se sentem mais comprometidos e mais valorizados por este modelo", afirma Salman Khan. A ideia é que eles tenham mais tempo para dedicar aos alunos, a suas dúvidas, e não a aulas repetitivas. 

Com os vídeos, os alunos podem pausar as explicações, repeti-las, sem se sentirem constrangidos por ter de rever o assunto.

Outra possibilidade é que o professor aproveite alunos proficientes para ajudar colegas com dificuldades em determinada matéria. "Muitas vezes os melhores alunos de matemática precisam desenvolver habilidades emocionais. O relacionamento deles como tutores dos colegas pode ajudá-los a desenvolver essas habilidades", aponta.

Rede pública

Clique para acessar conteúdo externo

Não basta botar um punhado de computadores e tablets dentro das salas de aula. A ideia é integrar a tecnologia à forma como ensinamos e aprendemos

Clique para acessar conteúdo externo

Excerto de "Um Mundo, Uma Escola: a Educação Reinventada", de Salman Khan

O MEC (Ministério da Educação) deve colocar o material traduzido nos tablets que serão distribuídos aos professores, no canal do professor - uma página na internet com conteúdo docente - e também na TV Escola.

Atualmente, a Fundação Lemann disponibiliza mais de 400 aulas traduzidas em sua página. Uma versão do software da Khan Academy é usado em um projeto com escolas da rede pública paulista. Em 2012, dez salas de aula experimentaram o programa. Em 2013, o projeto deve ser aplicado em 200 salas e atingir 6.000 crianças.

As aulas traduzidas são usadas também na rede municipal do Rio de Janeiro como material de apoio para alunos e professores do 6° ao 9° ano do ensino fundamental desde 2010.  

“Eu tenho esperança de que o MEC alavanque nosso programa nos próximos anos”, afirmou Jorge Paulo Lemann, criador da fundação.

Para Khan, o material pode servir tanto para que os professores vejam técnicas possíveis de explicação de determinados conteúdos como suporte para as aulas. O importante é que os professores tenham autonomia para descobrir a melhor maneira de aplicar o material virtual em suas salas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com 3 mil videoaulas, Khan não vê material virtual como substituto do professor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação