Topo

Abertas inscrições para bolsas de estudo de doutorado na Alemanha

Do UOL, em São Paulo

06/03/2013 12h52

Os candidatos a bolsas de estudo para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado em universidades da Alemanha têm até a data de 18 de março para se inscreverem online pela Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Os processos de seleção são coordenados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

As bolsas para doutorado pleno são de até 48 meses, de acordo com as necessidades do projeto e comprovação de bom rendimento acadêmico.

Nas de doutorado sanduíche, valem por até 12 meses ou 48 meses de estudo, conforme acordo entre o orientador brasileiro e o alemão.

No duplo doutorado, cobrem 18 meses ou 24 meses de estudo, desde que as universidades brasileira e alemã permitam a dupla titulação.

Critérios

Os requisitos básicos são: orientação científica confirmada na Alemanha, projeto de pesquisa, qualificação acadêmica acima da média (a partir da nota 8), ser brasileiro, não receber outra bolsa cedida pelas agências brasileiras para estudos do mesmo nível pretendido e currículo Lattes. A seleção também inclui análise de mérito do estudante e entrevista. 

Como as regras para a concessão de financiamento diferem em cada agência, acesse os sites da Capes, do CNPq e do DAAD para obter detalhes, assim como o valor das bolsas. O DAAD, por exemplo, libera uma ajuda de custo para o cônjuge e o filho do doutorando bolsista.

O DAAD concede a todos os bolsistas um curso de alemão de até seis meses, período determinado segundo a necessidade de cada projeto, a ser realizado na Alemanha antes do início da bolsa de doutorado.

Estudantes das áreas de humanas e sociais devem ter, no mínimo, nível intermediário do idioma alemão. O conhecimento é comprovado pelo teste onDaF. Nas demais áreas em que o candidato não tiver proficiência na língua, ele deve apresentar um certificado de proficiência em inglês.

Moradia

Os doutorandos bolsistas também poderão pedir auxílio-moradia, válido de dois a seis meses, para permanecer na Alemanha e realizar suas pesquisas.

A ajuda de custo é de € 1.525, mais seguro saúde e auxílio mensal de € 350. Acesse aqui para ler o edital completo de auxílio moradia.