Topo

Docentes municipais de SP mantêm greve; nova assembleia será terça

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 16h45Atualizada em 08/05/2013 16h59

Os professores da rede municipal de ensino de São Paulo decidiram, nesta quarta-feira (8) no Viaduto do Chá, manter a greve iniciada na última sexta (3).  A próxima assembleia está marcada para as 14h do dia 14 de maio, em frente à prefeitura.

A categoria reivindica os seguintes reajustes: 6,55% retroativo a maio de 2011; 4,61% retroativo a maio de 2012 e 6,51% referente a esse ano.

Veja também

Segundo Claudio Fonseca, presidente do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), a prefeitura propôs um reajuste para os servidores públicos, incluindo os docentes, de 0,82%. A partir de 2014, a proposta seria reajustar os salários em 2% a cada ano até 2018.

Prefeitura de SP

Para o secretário Municipal da Educação, Antonio Callegari, a decisão dos professores de manter a greve é “incompreensível”. “Tenho dificuldade de entender o porquê o sindicato insiste em paralisar escolas e submeter mais de 900 mil alunos aos prejuízos dessa greve”, afirmou.

Ele ainda acrescentou que a categoria já tem assegurado um aumento de 10,19% em maio deste ano e outro de 13,43% previsto para o mesmo período de 2014. Os professores, porém, dizem que as parcelas já haviam sido acordadas na gestão anterior. “Isso é uma falácia, porque quem vai pagar a conta é a governo Fernando Haddad”, disse o secretário.

Callegari afirmou ainda que na mesa de reunião realizada nesta sexta com a categoria ficou decidido o pagamento do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) em duas parcelas: junho de 2013 e janeiro de 2014. O valor, segundo o secretário será de, no mínimo, R$ 2.400 para os professores que trabalham 40 horas semanais.

Além disso, ele destacou que, assim como os demais servidores municipais, os professores terão um reajuste de 11,46%.

Rede estadual 

Os professores da rede estadual de São Paulo também decidiram manter a greve da categoria, iniciada no dia 22 de abril. Uma nova assembleia irá acontecer no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) na próxima sexta (10).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Docentes municipais de SP mantêm greve; nova assembleia será terça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação