PUBLICIDADE
Topo

QS: Brasil tem 4 universidades entre 10 melhores da América Latina

Do UOL, em São Paulo

28/05/2013 09h18Atualizada em 28/05/2013 10h44

O Brasil tem quatro universidades entre as dez melhores no novo ranking QS University para América Latina. Pelo terceiro ano consecutivo, a USP (Universidade de São Paulo) encabeça a lista. 

Além da USP, aparecem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em terceiro lugar, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em oitavo lugar, e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na décima posição. 

O Brasil domina o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as melhores. O México é representado por 50 universidades, a Colômbia, por 42, Argentina e Chile têm 30 universidades listadas cada. 

O ranking se baseia em sete critérios que avaliam a qualidade da pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet.

Desempenho global

Apesar da liderança brasileira no ranking da América Latina, QS aponta que o país ainda tem baixo desempenho no ranking global. 

"Embora o Brasil domine em nível regional, no contexto global apenas 12 universidades brasileiras estão classificadas no  QS World University Rankings . Entre os países do BRIC, o Brasil fica abaixo da China, com 23 universidades, e da Rússia, com 14, mas acima da Índia, com 11", afirmou o diretor de Administração da QS, Nunzio Quacquarelli.

Confira o QS University Ranking para América Latina

UniversidadePosiçãoPaís
USPBrasil
Pontificia Universidad Católica de ChileChile
UnicampBrasil
Universidad de Los AndesColômbia
Universidad de ChileChile
Universidad Nacional Autónoma de MéxicoMéxico
ITESM (Tecnológico de Monterrey)México
UFRJBrasil
Universidad Nacional de ColombiaColômbia
UFMG10°Brasil
  • Fonte: Top Universities QS

Educação