Topo

UFRJ reabre matrículas para curso de medicina em Macaé

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/06/2013 12h36Atualizada em 06/06/2013 12h58

Depois de suspender as inscrições para o curso de medicina no campus de Macaé, no norte do Estado, no início do ano, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) reabriu as matrículas para o curso para o segundo semestre letivo deste ano.

As 30 vagas regulares de medicina estarão disponíveis para os candidatos a partir da próxima segunda-feira (10), quando começam as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As aulas começam no dia 19 de agosto.

Veja também

A matrícula havia sido suspensa, em janeiro, devido a problemas na infraestrutura, carência de professores e falta de convênios com hospitais da cidade. Na ocasião, a UFRJ informou por meio de nota oficial enviada ao UOL que havia necessidade de "reestruturar com maior segurança o cronograma de aulas" e que a oferta de vagas no curso seria feita normalmente a partir do segundo semestre deste ano. Segundo a universidade, as falhas já foram corrigidas.

"Nós identificamos que era necessário fazer uma reestruturação pedagógica do curso e reforçar a infra-estrutura. Suspendemos a matrícula do começo do ano porque realmente constatamos que havia problemas para o desenvolvimentos dos campos práticos de medicina, já que vários convênios haviam sido rompidos", explicou a pró-reitora de graduação da UFRJ, Ângela Rocha. "Não havia por que manter a suspensão. O Brasil, e principalmente o interior, precisa de médicos bem formados", comentou.

O curso de medicina no campus de Macaé foi criado em 2007, como parte do projeto de expansão da universidade para o interior.

Falta de professores e de infra-estrutura

Segundo a pró-reitora, a falta de professores era o principal entrave para a reabertura do curso. "Não conseguimos interessados para suprir as 45 vagas abertas em concursos para medicina em Macaé. A maioria é de temporários. Mas a nossa expectativa agora é substituí-los até o fim do ano. Já temos mais professores inscritos do que vagas", disse Rocha. "De que adianta termos estrutura e não termos professores para ensinar?", completou.

Mas a professora admite que os laboratórios eram impróprios para o ensino da medicina. "Os laboratórios eram pequenos para os quatro cursos de saúde que funcionam em Macaé (medicina, farmácia, nutrição e enfermagem) e faltavam equipamentos. Agora nós temos uma caixa de lâmina e mais de um microscópio para cada aluno, mais do que o MEC [Ministério da Educação] exige", afirmou a pró-reitora.

Com previsão de entrega para fevereiro deste ano, o Laboratório de Anatomia deve ser inaugurado apenas no fim deste mês, "com um ambiente mais amplo e adequado", segundo Ângela. De acordo com a pró-reitora, o atraso ocorreu por conta de problemas burocráticos na encomenda das cubas - recipientes onde repousam as peças molhadas, como são chamadas partes de cadáveres usados nas aulas.

Convênios foram refeitos

Ainda de acordo com a pró-reitora, todos os convênios da universidade com hospitais de Macaé foram refeitos. "A prefeitura de Macaé nos deu todo o apoio para conseguirmos regularizar essa situação", ressaltou Ângela. Os alunos da UFRJ vão poder desenvolver os campos práticos das disciplinas no HPM (Hospital Público de Macaé), no Hospital São João Batista, na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Geriátrico de Macaé.

"No total, teremos 130 leitos, o que é mais do que suficiente para o ensino de medicina, de acordo com o MEC, já que temos 30 novos alunos por período", afirmou a pró-reitora.

Alunos exigiram melhorias

No primeiro semestre de 2012, os alunos de medicina de Macaé chegaram a entrar em greve para exigir melhorias no curso. De acordo com a universidade, a reitoria iniciou uma série de ações para resolver as demandas dos estudantes no mesmo período.

A reportagem tentou entrar em contato com os alunos desde a segunda-feira (3) para repercutir a reabertura de vagas, mas não obteve resposta até a tarde desta quarta (5).

Criação de novo curso

Além de reabrir o curso de medicina, o Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ também aprovou a criação do Bacharelado em Ciências Biológicas para o campus de Macaé. No próximo semestre, a universidade vai oferecer 20 vagas para a habilitação.

A seleção para a universidade é feita exclusivamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza o resultado das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UFRJ reabre matrículas para curso de medicina em Macaé - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação