Topo

Enem 2013 alcança recorde de 7,17 milhões de inscrições confirmadas

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

07/06/2013 11h34Atualizada em 07/06/2013 12h08

O MEC (Ministério da Educação) confirmou nesta sexta-feira (7) que há 7.173.574 de inscritos confirmados para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. No ano passado, foram 5.791.332 os candidatos inscritos.

“Não só é um Enem recorde, mas também teve o maior índice de confirmação, com 92% dos que se inscreveram e pagaram a taxa”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante em coletiva de imprensa em Brasília.

 

O número de candidatos ficou acima da expectativa do MEC, que era de cerca de 6 milhões. Por conta desse crescimento, o ministério precisará estudar as medidas necessárias e a logística para atender a essa demanda e manter a segurança do exame.

“No passado teve um crescimento expressivo e não tivemos nenhum tipo de problema nem vazamento de prova. Na China, prenderam 1.500 pessoas por conta de fraude. Aqui mesmo no Brasil houve exames pequenos que tiveram problemas monumentais. Nós não tivemos nenhum problema de segurança. Vamos repensar a logística, mas já estamos nos preparando para isso”, disse Mercadante.

Do total de inscritos, cerca de 2 milhões pagaram a taxa de inscrição. O restante dos inscritos foi beneficiado com isenção por serem alunos de escola pública.

O ministério não informou, porém, quanto a pasta precisará destinar para cobrir os custos do exame. “Certamente, haverá um aumento de investimento, mas o custo por aluno deverá ser mantido, que, no passado, ficou em torno de R$ 47.”

Prova

O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do exame pode ser usada para classificação no Sisu e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.