EAD - Ensino a Distância

Prometida em janeiro pelo MEC, Universidade Livre segue no papel

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

Prometido pelo ministro da educação Aloizio Mercadante para o primeiro semestre deste ano, o programa Universidade Livre, que deve disponibilizar na internet aulas e palestras feitas dentro das universidades federais, ainda não tem data para sair do papel. 

O anúncio foi feito pelo ministro no dia 16 de janeiro durante a visita ao Brasil do professor Salman Khan - mundialmente conhecido pelas mais de 3.000 aulas online que disponibiliza gratuitamente na rede. 

Na ocasião, Mercadante afirmou que o Universidade Livre estava em fase de estudo tecnológico, em que o governo avaliaria qual a melhor plataforma para colocar o material na internet ainda no primeiro semestre.

Em agosto, o projeto ainda "está sendo elaborado conjuntamente com representantes especialistas de universidades, órgãos governamentais e secretarias" e não tem prazo para início, segundo o MEC (Ministério da Educação). O projeto está sendo tocado dentro da Secretaria de Educação Básica.

Acesso livre

Seguindo o modelo das universidades norte-americanas, as três universidades estaduais paulistas já disponibilizam algumas das aulas e palestras que acontecem em seus campi em sites de acesso livre. 

A USP (Universidade de São Paulo) coloca aulas e palestras em vídeo no site e-aulas USP. O conteúdo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) pode ser consultado no site Unesp Aberta, que tem livros para download gratuito além dos vídeos de aula. 

Última a entrar na onda, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lançou a página e-Unicamp em abril deste ano. Alinhada à ideia de ter recursos educacionais abertos e gratuitos, o site da universidade tem ilustrações e pequenos vídeos para serem usados por professores em sala de aula. 

Moocs

Neste ano, a USP e a UnB (Universidade de Brasília) lançaram, em parceria com o portal Veduca, os primeiros Moocs (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa) do ensino superior brasileiro. 

Com aulas online, os estudantes cursos completos de física, estatística ou bioenergética na página do portal e, se quiserem, ter o certificado da disciplina. Para isso, ao final do curso o aluno precisa ser aprovado em um teste presencial. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos