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SP: 75% das escolas estaduais possuem grêmio estudantil

Alunos participam do grêmio estudantil na Escola Estadual Murtinho Nobre, no Ipiranga, na zona sul de SP - Divulgação/Secretaria de Estado da Educação
Alunos participam do grêmio estudantil na Escola Estadual Murtinho Nobre, no Ipiranga, na zona sul de SP Imagem: Divulgação/Secretaria de Estado da Educação

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 10h56

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo mostra que 75% das escolas estaduais possuem um grêmio estudantil atuante. Os grupos são formados por alunos que se tornam responsáveis por organizar atividades esportivas, culturais e de entretenimento.

“Eu sempre procurei fazer parte da escola, de ajudar. Queria mudar essa ideia de que o colégio é uma coisa chata”, diz Camila Ferreira, 15 anos, vice-presidente do grêmio da Escola Estadual Murtinho Nobre, no Ipiranga, na zona sul de São Paulo.

O grupo, fundado no passado, produz um jornal bimestral e alimenta o blog da escola. Além disso, os estudantes realizaram em 2012 uma festa Halloween e um campeonato de vôlei e de futebol, que contou com a participação de todas as turmas da escola.

“No ano passado, as moças da merenda reclamaram com a gente que havia muito desperdício de comida. Então levamos as cozinheiras em todas as salas para conscientizar a escola”, diz Camila, aluna do 1º do ensino médio. A diretoria garante que a ação teve resultados positivos.

Pesquisa

O levantamento foi feito com 3.665 escolas que possuem turmas ensino médio. A pesquisa mostra que 71% dos grêmios funcionam há mais de cinco anos e funcionam de maneira organizada: oito em cada dez escolas trabalham com estatuto e em 90% dos casos há prestação anual de contas.

Em 96% das escolas, o grêmio é escolhido por meio de eleição, processo com voto facultativo em 51% das unidades.

A comunicação mais usada pelos grêmios ainda é bem tradicional: os avisos em sala de aula são usados por 36% dos alunos e cartazes, em 34% dos grêmios, contra 11% pelo Facebook, 0,7% pelo Twitter e 3,6% pelos blogs.