Candidatos do CE recebem dois endereços para o Enem; vale o do site
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou nesta quinta-feira (17) que identificou no último dia 10 que cerca de 400 candidatos de Fortaleza receberam dois endereços diferentes do local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013.
O nome da escola, da rua e o número eram os mesmos no cartão que chegou pelo correio e na consulta pela internet, porém o nome do bairro estava diferente. De acordo com o Inep, o que vale é o endereço que está no site de consulta ao cartão de confirmação de inscrição.
Segundo o órgão, o sistema de monitoramento identificou a falha e o Inep entrou em contato com os candidatos por mensagem de celular e e-mail. Novos cartões de confirmação já foram enviados com o endereço correto.
99% dos cartões enviados
Até o início da tarde de ontem (16), o cartão de confirmação já havia sido entregue pelos correios a 99,67% dos 7.173.574 participantes do Enem. Segundo o Inep, no processo de entrega, 42.540 (0,59%) cartões foram devolvidos até as 14h dessa quarta-feira.
Os principais motivos de devolução foram: endereço informado pelo participante insuficiente, não existência do número de residência indicado pelo participante, endereço desconhecido e mudança de residência do participante.
"Nos casos dos cartões devolvidos, o Inep entra em contato com os participantes por meio de sms e e-mail, informados ao instituto no ato da inscrição", informou o órgão em nota.
26 e 27 de outubro
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e começam às 13h (horário de Brasília). Os alunos poderão fazer as provas em 1.661 cidades do Brasil.
No primeiro dia, os candidatos terão de resolver as provas de ciências humanas e ciências naturais, a duração é de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.
Os candidatos não poderão sair do local de provas antes de duas horas do início do exame.
Correção da redação
Nesta edição do Enem, a correção da redação deverá seguir critérios mais rigorosos. Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até 2012, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.
A redação será corrigida por dois especialistas, de forma independente. Caso a diferença das notas seja maior que 100 pontos, um terceiro corretor deverá ser acionado.
Para que serve o Enem
Neste ano, as 59 universidades federais usarão a nota do Enem em seu processo seletivo. A nota é usada também para classificação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos).
Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec.
Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.