Topo

Enem 2013: Em Porto Alegre, chuva forte "aumentou" dificuldade da prova

Do UOL, em Porto Alegre

26/10/2013 17h49Atualizada em 27/10/2013 11h09

Candidatos entrevistados pela reportagem do UOL em Porto Alegre avaliaram o primeiro dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 como cansativo, principalmente devido à chuva intensa. Nenhuma irregularidade foi notada nos cadernos de questões, e o processo seletivo ocorreu dentro da normalidade.

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

Para Rosilene Rodrigues, 29, a prova estava difícil: "Mas acho que é porque faz dez anos que parei de estudar". Ela, que busca uma nota boa para tentar faculdade de ciências contábeis, deixou o Instituto de Educação Flores da Cunha, na região central da cidade, exausta. "A prova já foi cansativa, ainda mais com essa chuva toda."

Santos Júnior, 21, fez a prova no mesmo local. Para ele, que ainda cursa o ensino médio, a prova não foi lá esse bicho de sete cabeças. "Para quem estudou, estava fácil. Só achei um pouco mais complicado a prova de química, na parte de elétrica." Esse é o primeiro Enem do candidato que sonha em fazer faculdade de engenharia civil.

Para a aspirante a uma vaga na universidade de relações internacionais Rutiele Castro, 19, este ano o exame estava mais complicado. Embora seja a primeira vez que ela faz o Enem, já conhece o conteúdo das outras edições pelo curso preparatório.

"Esse ano o MEC [Ministério da Educação] dificultou muito mais. Muitas questões subjetivas. Mas lendo alguns enunciados já dava para se ter ideia da resposta."

Assim como a maioria dos candidatos, Rutiele se sentiu mais prejudicada com a chuva. "Foi um heroísmo chegar na hora da prova com essa chuva, mas consegui". Sobre a prova deste domingo, ela espera ser ainda mais difícil: "Foco nos estudos e vamos lá."