Topo

Portões estão fechados para o primeiro dia do Enem; prova terá 4h30

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 13h02

Os portões dos locais de prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) acabam de ser fechados. A prova do primeiro dia terá 4h30 com questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

Na unidade da PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica) de Belo Horizonte, dois candidatos chegaram atrasados e não poderão fazer o exame nacional. Em Ribeirão Preto (interior de SP), três estudantes não conseguiram chegar antes do fechamento dos portões da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto),  às 13h. 

Veja também

Em Curitiba, pelo menos 11 inscritos chegaram atrasados em um dos maiores locais de prova de Curitiba - a PUC-PR. Ao conversar com a reportagem do UOL, eles culparam a mudança de sentido das ruas nos arredores. Segundo eles, o tamanho do campus também dificultou a localização correta do local de prova.

Hoje cerca de 7,1 milhões de candidatos fazem as provas, que são aplicadas em 1.161 cidades e 15 mil salas de aula. A partir das 18h30, os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL. O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.

Reforço de segurança

Para reforçar a segurança, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que todos os malotes de provas têm lacres eletrônicos. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova.

Além disso, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por esse motivo.

Antes do início do exame, a presidente Dilma Rousseff publicou mensagens de tranquilidade para os estudantes de todo o país. Em sua conta oficial. "Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte!", disse. 

Domingo

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Portões estão fechados para o primeiro dia do Enem; prova terá 4h30 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Vestibular